ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Enquetes

Leitores discordam de penalizar pais que não vacinam os filhos

No País, vacinação infantil é obrigatória para vacinas listadas no PNI; a da covid não é citada, até agora

Guilherme Correia | 24/01/2022 08:05
Pais e filhos aguardam na fila de UBS, na Capital, para vacina pediátrica. (Foto: Henrique Kawaminami)
Pais e filhos aguardam na fila de UBS, na Capital, para vacina pediátrica. (Foto: Henrique Kawaminami)

Maioria dos leitores avalia que pais não têm de ser penalizados em caso de não vacinar os filhos contra a covid-19. Cerca de 71% dos leitores são contrários a isso, enquanto os demais 29% acredita que seja necessário.

A leitora Paula Madureira comenta que cada pessoa tem de ter o direito a escolha, ainda que tenha levado a filha para ser imunizada. "Cada um sabe de si e sabe o que é melhor para seu filho (a). No meu caso, a minha vacinou porque eu acredito na vacina."

Já a Eliete Domingues lembra que a vacinação contra a covid-19, até o momento, não tem caráter obrigatório. "Pelo que eu sei, a decisão é dos pais. As do calendário do PNI [Plano Nacional de Imunizações], essas os pais devem cumprir com o calendário."

Já entre quem é favorável a algum tipo de responsabilização, a leitora Maria Silva diz que os pais são responsáveis por levar o filho no ponto de vacinação, que, comprovadamente, reduz chance de casos graves e contribui para a proteção coletiva. "Com certeza, já que as crianças não têm poder de decisão."

Por fim, a Sofia Arce Nunes questiona os que não confiam nos benefícios da imunização. "E as outras vacinas, deram para os filhos? Poupe-me, recusar-se a proteger sua prole é muita ignorância, meu Deus!"

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Obrigação - No Brasil, a vacinação obrigatória de crianças está prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) desde 1990, quando o texto foi sancionado, com previsão de multas no caso de descumprimento.

Contudo, não são todos os imunizantes com caráter compulsório definidos pelo Ministério da Saúde.

O calendário nacional de vacinação prevê ao menos 19 vacinas, todas disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), apenas no primeiro ano de vida de uma criança. O texto do ECA também determina multa que pode variar de 3 a 20 salários mínimos caso a determinação não seja cumprida, mas essas multas raramente são aplicadas.

Deixar de vacinar uma criança pode, constitucionalmente, levar os pais a serem acusados de negligência e até levar a perda da guarda da criança e, caso a ausência de vacinação leve à morte, eles podem responder por homicídio doloso.

Programas sociais como o Bolsa Família, extinguido durante a atual gestão federal, exigia comprovação da vacinação de crianças de zero a seis anos. Muitos estados e prefeituras mantém seus critérios próprios, como São Paulo, que exige carteira de vacinação para todos os alunos com até 18 anos que se matricularem em escolas públicas e privadas do ensino básico.

Nos siga no Google Notícias