ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Enquetes

Maioria apoia que governo abra processo de privatização da Petrobras

Acionista majoritária, União discute se estatal pode ser integralmente repassada à iniciativa privada

Adriel Mattos | 14/05/2022 08:49
Edifício-sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Edifício-sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A maioria dos leitores do Campo Grande News é favorável à iniciativa do governo federal de privatizar a Petrobras. Enquete de sexta-feira (13) apontou que 54% concordam com a medida.

Os outros 46% discordam da ideia. É o caso da leitora Marly Salomão, que comentou na página do jornal na rede social Facebook. “Jamais vender porque gera lucros milionários, tem que rever a política de paridade de importação e os lucros dos acionistas”, opinou.

Edilson Bittencourt também não acredita que esta seja a solução. “Tornar o monopólio de público para privado não resolve nada”, acredita. Já Luiz Henrique Jaques Araújo apoia a privatização, apesar de enxergar que pouco mudará.

“Sou a favor de privatizar sim, mas sabendo que não vai baixar o preço, isso é fato”, avalia. William de Azevedo é outro leitor que defende a iniciativa. “Já devia ter vendido. De que adianta ser estatal e não atender aos anseios do povo?”, questionou.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Entenda – O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, falou na quarta-feira (11) que encomendaria estudos para desestatizar a Petrobras. “Espero que, no período mais rápido de tempo possível, nós tenhamos essa resolução pronta e levemos para o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), assinar esse decreto e começar esse processo."

O titular da Economia, Paulo Guedes, disse que encaminhará “imediatamente” o pedido para fazer uma resolução. Contudo, segundo apuração do site Poder360, o presidente cogitaria a privatização caso seja reeleito em um segundo mandato.

A Petróleo Brasileiro S.A., conhecida por Petrobras, é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo federal do Brasil, o que a torna uma estatal de economia mista. Ela foi fundada em 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, e tem como função a exploração de petróleo, gás natural e energia.

Nos siga no Google Notícias