ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Enquetes

Maioria acha que índice de inflação não reflete totalmente aumento de preços

IPCA, no entanto, é composto por vários tipos de itens que são consumidos por brasileiros

Guilherme Correia | 13/05/2022 06:49
Cédulas de dinheiro sobre uma mesa; IPCA é o indicador que "mede" inflação no Brasil. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Cédulas de dinheiro sobre uma mesa; IPCA é o indicador que "mede" inflação no Brasil. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Maioria dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News acham que a inflação divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não reflete a verdadeira oscilação de preços.

Campo Grande teve o terceiro maior aumento na inflação registrado no mês de abril, 1,21%, atrás apenas de Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ). Além disso, a Capital possui quarta maior inflação acumulada dos últimos 12 meses.

Entre abril de 2021 e abril de 2022, os produtos ficaram 12,85% mais caros em território campo-grandense. Somente entre janeiro e atualização mais recente, a precificação cresceu 4,69%, enquanto o salário mínimo vigente (R$ 1.212) permanece o mesmo.

IPCA - É importante ressaltar que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é composto por diversos itens, em várias categorias.

Segundo a última divulgação, de abril, a batata-inglesa teve aumento de 40,08% no seu preço, por exemplo, seguida pelo leite longa vida (7,23%) e Cereais, leguminosas e oleaginosas (4,47%).

Por outro lado, o mamão (-23,01%), melancia (-12,26%) e repolho (-3,85%) "puxam" o índice para baixo, já que são diversos os produtos presentes na mesa do consumidor brasileiro.

No setor dos transportes, a alta foi puxada pelo aumento nos preços dos combustíveis, assim como em março. A gasolina subiu 3,92%, o etanol 6,72%, o óleo diesel 8,78% e o gás veicular 0,24%. Já no grupo habitação houve estabilidade que foi puxada pela queda nos preços da energia elétrica.

No entanto, para o leitor Antonio João Viveiros, a inflação divulgada só serve para basear o reajuste anual, sem ganhos reais. "Mas  quem paga contas de água, luz, tarifas públicas, escola, mercados, combustíveis e farmácia, sabe que nunca espelha a realidade."

Já a Andreia Souza acredita que muitos comerciantes "se aproveitam" da alta de preços e aumentam a precificação de outros itens.

 Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias