ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

Maioria dos leitores checa procedência de carro usado antes da compra

O resultado vem à tona justamente na semana em que foi aprovada, em Mato Grosso do Sul

Por Viviane Oliveira | 03/07/2025 07:26
Maioria dos leitores checa procedência de carro usado antes da compra
Carros são expostos para venda no Feirão Show (Foto: divulgação)

A maioria dos leitores do Campo Grande News leva a sério a compra de um carro usado. Em enquete realizada ontem, 76% responderam que sempre verificam a procedência do veículo antes de fechar negócio. Outros 13% disseram que nunca fazem essa checagem por confiarem na revenda, enquanto 11% afirmaram que só investigam quando desconfiam de algo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma pesquisa realizada pelo Campo Grande News revelou que 76% dos leitores verificam a procedência de carros usados antes da compra, enquanto 13% confiam nas revendedoras e 11% só investigam quando suspeitam de irregularidades.A divulgação coincide com a aprovação de uma lei em Mato Grosso do Sul que obriga revendedoras a informarem claramente a origem dos veículos usados e seminovos. A medida visa proteger consumidores de possíveis prejuízos financeiros e riscos relacionados a falhas mecânicas e depreciação acelerada.

O resultado vem à tona justamente na semana em que foi aprovada, em Mato Grosso do Sul, uma lei que obriga revendedoras de veículos usados e seminovos a informar, de forma clara e objetiva, a origem dos automóveis colocados à venda. A norma vale para todo o Estado e pretende proteger os consumidores contra riscos e prejuízos.

A proposta justifica que carros com histórico mais desgastado tendem a apresentar falhas mecânicas, depreciação acelerada e até dificuldades para contratação de seguro. Quando a procedência é omitida, o consumidor pode ser lesado financeiramente ou até correr risco com um veículo inseguro.

Nas redes sociais, o tema também gerou repercussão. Para o leitor Rogério Cebalho, a verificação deve ser responsabilidade conjunta. “O comprador deve levar ao mecânico, consultar a cautelar do veículo e até antecedentes criminais do vendedor. É gratuito e digital, assim não passam raiva”, orientou. Já Telasko Avara usou bom humor: “Carro usado é igual ao passado de namorada, melhor não investigar muito, senão não compra.”

Maioria dos leitores checa procedência de carro usado antes da compra

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias