ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 33º

Enquetes

Maioria dos leitores diz ter dificuldade em comprar comida na medida certa

Enquete aponta que 52% têm dificuldade em evitar desperdício e 40% em aproveitar as sobras

Por Mylena Fraiha | 04/10/2025 07:52
Maioria dos leitores diz ter dificuldade em comprar comida na medida certa
Folha de couve que acabou sendo desperdiçada (Foto: Osmar Veiga)

Comprar apenas o necessário ainda é o principal desafio para evitar o desperdício de alimentos em casa, segundo leitores do Campo Grande News. Em enquete realizada entre sexta-feira (3) e segunda-feira (6), 52% dos participantes apontaram que a maior dificuldade está em comprar na medida certa. Outros 40% disseram que o problema está em aproveitar as sobras, enquanto apenas 8% afirmaram ter dificuldades em armazenar melhor os alimentos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pesquisa realizada pelo Campo Grande News revela que 52% dos leitores têm dificuldade em comprar alimentos na quantidade adequada, enquanto 40% relatam problemas para aproveitar as sobras. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 6 do mês corrente.O cenário local reflete uma preocupação mundial. Segundo a FAO, 14% dos alimentos são perdidos antes de chegar ao varejo, e dados da ONU Meio Ambiente indicam que 931 milhões de toneladas de comida foram descartadas em 2019. Em Campo Grande, a Ceasa/MS desenvolve projeto que doa alimentos não comercializados para 120 instituições sociais.

O resultado local reflete uma preocupação global. Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) mostram que 14% dos alimentos são perdidos antes de chegarem ao varejo, em razão de falhas na produção, armazenamento, embalagem e transporte.

Já no consumo final, a ONU Meio Ambiente estima que, em 2019, 931 milhões de toneladas de comida foram descartadas em residências, supermercados, restaurantes e outros serviços, o equivalente a 17% do total adquirido.

Enquanto as perdas ocorrem ao longo da cadeia produtiva, o desperdício se concentra no varejo e nas casas, o que reforça a importância de mudanças de comportamento e políticas de conscientização. O Brasil, signatário de compromissos internacionais pela segurança alimentar e nutricional, enfrenta o desafio de reduzir tanto as perdas quanto o desperdício. Especialistas apontam que isso exige inovação tecnológica, políticas públicas eficazes, incentivo à economia circular e ações educativas voltadas ao consumo responsável.

Em Campo Grande, uma iniciativa já dá novo destino aos alimentos que sobram nas bancas da Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Frutas, verduras e legumes que não encontram compradores são recolhidos por entidades sociais, transformando-se em refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, cerca de 120 instituições estão cadastradas para receber os alimentos, e 40 delas fazem a retirada semanalmente. A ação contribui para reduzir o desperdício e, ao mesmo tempo, reforça a segurança alimentar de quem mais precisa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.