ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Enquetes

Maioria reclama que taxas de juros para os financiamentos são abusivas

Somente 4% dos leitores discordam de que a taxação sobre financiamentos, em geral, sejam abusivas

Por Guilherme Correia | 19/10/2021 08:57
Calculadora de celular usada para calcular planejamento financeiro. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Calculadora de celular usada para calcular planejamento financeiro. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

A maioria dos leitores afirma que os juros cobrados em financiamentos, no geral, são abusivos. De acordo com o resultado da última enquete, cerca de 97% das respostas são daqueles que se opõe à taxa cobrada sobre esse tipo de subsídio. Ao mesmo tempo, apenas 3% discorda que seja uma taxação abusiva.

Em situações de compra ou venda, além de pagar em parcelas ou à vista, um cliente pode realizar um financiamento para custear os investimentos. No Brasil, essa é a principal forma usada para adquirir veículos. É uma forma de empréstimo, aprovado por uma instituição bancária, que exige nome limpo, margem de crédito e uma renda compatível.

Vale lembrar que quando há valores de juros cobrados de forma abusiva, a população pode buscar seus direitos. Essa prática, quando está acima da média prevista na tabela de valores do Banco Central, pode infringir o Código de Defesa do Consumidor.

No fim de setembro, o Copom (Comitê de Política Monetária) elevou a taxa Selic, os juros básicos da economia, de 5,2% para 6,25% ao ano. Esse é o nível mais alto desde julho de 2019.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário