ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Enquetes

Você acredita que existam políticos que defendem os interesses do país?

Leitores podem responder “sim” ou “não” e deixar opinião nas redes sociais do jornal

Por Viviane Oliveira | 22/10/2025 09:00
Você acredita que existam políticos que defendem os interesses do país?
Equipe do Ministério Público durante operação na Prefeitura de Terenos, em 9 de setembro, que resultou na prisão do prefeito Henrique Wancura Budke (Foto: Henrique Kawaminami)

Está no ar a nova enquete do Campo Grande News, que quer saber se você acredita que existam políticos que realmente defendem os interesses do país acima dos próprios? A participação é simples, basta escolher entre “sim” ou “não”, e quem quiser também pode deixar um comentário nas redes sociais do jornal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Campo Grande News lançou uma enquete que questiona se existem políticos que priorizam os interesses do país acima dos próprios. A pesquisa surge em meio a diversos casos de corrupção em Mato Grosso do Sul, onde gestores públicos têm se envolvido em esquemas de desvio de recursos. Entre os casos recentes, destacam-se o prefeito afastado de Terenos, investigado por desvio de R$ 15 milhões, e a Operação Águas Turvas em Bonito, que revelou fraudes em licitações desde 2021. Em Campo Grande, o vereador Cláudio Serra também foi preso por suspeita de desvios na Prefeitura de Sidrolândia.

O tema ganha relevância diante da sucessão de casos de corrupção e desvio de recursos públicos envolvendo gestores e parlamentares de Mato Grosso do Sul nos últimos meses. Não são poucos os exemplos de políticos que se afastaram da função pública para atender a interesses pessoais.

Entre os casos mais recentes, está o prefeito afastado de Terenos, Henrique Wancura Budke (PSDB), que chegou a ser preso preventivamente durante operação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que apura o desvio de R$ 15 milhões dos cofres municipais. Outro episódio envolve o ex-vereador de Campo Grande, Cláudio Serra, que também foi preso após ser alvo de investigação sobre desvios na Prefeitura de Sidrolândia, onde atuou como secretário.

Mais recentemente, a Operação Águas Turvas, deflagrada no início de outubro, revelou um esquema de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa no município de Bonito. Segundo o MPMS, o grupo investigado manipulava concorrências públicas desde 2021 para favorecer empreiteiras específicas mediante o repasse de informações privilegiadas.

Entre os investigados estão o ex-secretário de Finanças Edilberto Cruz Gonçalves e o empreiteiro Genilton da Silva Moreira, que tiveram os pedidos de liberdade negados pelo desembargador Waldir Marques. O magistrado entendeu que não havia urgência na análise dos habeas corpus, que serão julgados apenas ao final do processo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Você acredita que existam políticos que realmente defendem os interesses do país, acima dos próprios?

Sim

21%

Não

79%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.