ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Acaba pode virar trilha sonora de filme nos EUA

Redação | 14/06/2010 16:32

Duas canções do grupo sul-mato-grossense Acaba, símbolo da música pantaneira de raiz, farão parte da trilha sonora de um longa-metragem que será rodado no Brasil e nos Estados Unidos.

De acordo com o compositor, percussionista e vocalista Moacir Saturnino de Lacerda, dois produtores selecionaram as músicas "Kananciuê" e "Vaca Tocura, Boi Pantaneiro" para uma produção ainda em fase de pré-produção, que terá como pano de fundo o Pantanal de Mato Grosso do Sul, o Rio de Janeiro e Miami.

Moacir conta que a idéia partiu do produtor Carlos Magno. Nascido em Mato Grosso do Sul mas morando há muitos anos nos Estados Unidos. Ele criou um roteiro baseado no Pantanal.

"Ele tinha como lembrança de infância algumas músicas do Acaba e decidiu nos procurar para saber sobre a possibilidade de usa-las em seu filme", explica o músico.

Em reunião com o também produtor Clark Farry, proprietário de um estúdio em Las Vegas, Carlos Magno e Moacir definiram a cedência dos direitos autorais das músicas para o filme. "Também oferecemos outras cinco músicas, além de causos e histórias pantaneiras que podem enriquecer o roteiro", disse o músico.

Em viagem ao Pantanal, os produtores buscam agora locações para as filmagens, que ainda não possuem data definida para começar. "Eles chegaram na sexta-feira e já partiram para o Pantanal em busca dos cenários do filme, que tratará da cultura pantaneira em contraste com a americana", adianta Moacir Saturnino.

História Pantaneira - O grupo Acaba teve início em 1969. Os temas de suas músicas são o Pantanal e seus habitantes, animais, homens e a diversidade de sons, cores e formas da natureza. Mais que arte, produzem pesquisa, vivência e debate em defesa de uma cultura e um meio ambiente.

No final da década de 70 o Acaba lançou seu primeiro disco homônimo. Em 1980 participou do disco "A Música Regional do Brasil" e em 1982 foi uma das atrações do "Prata da Casa", álbum que apresentou uma parte da música feita em Mato Grosso do Sul que daria identidade cultural ao Estado.

Em 1997 fizeram parte do mapeamento musical do Estado, o "Mato Grosso do Som". Para comemorar três décadas de carreira, o Acaba lançou em 1998 o disco "Grupo Acaba - 30 anos de música cultura e pesquisa". Em 2002 foi a vez de "Pantanal, Coração da América". Produziram também a coletânea Música Folclórica de Mato Grosso do Sul 1, 2 e 3 entre 2002 e 2003.

Nos siga no Google Notícias