ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Contas de senadores serão divulgadas pela internet

Redação | 07/02/2008 12:32

Em meio às discussões sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos e da divulgação na internet dos gastos do governo com esses cartões, o Senado começará a divulgar na sua página eletrônica os gastos dos senadores com a verba indenizatória.

A idéia é que em três semanas os dados já estejam disponíveis ao público. Na próxima segunda-feira (11), funcionários de gabinetes começarão treinamento para a inclusão dos dados no sistema.

O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, não quis comentar se a divulgação dos dados daria mais credibilidade aos senadores para investigar os gastos do governo com os cartões. "Essa é uma decisão política e eu não sou político", disse. Ele explicou que a divulgação dos dados será nos moldes já usados pela Câmara dos Deputados: a divulgação dos números e não das notas fiscais apresentadas.

"Os procedimentos e sistemáticas são idênticos aos da Câmara. Os senadores primeiro apresentam a nota para depois serem ressarcidos do valor", disse Agaciel.

A verba indenizatória de R$ 15 mil foi criada para que o deputado ou senador possa arcar com as despesas ligadas à atividade parlamentar, como transporte e aluguel de escritório no estado. O novo sistema não será retroativo e irá divulgar os gastos dos senadores apenas a partir de fevereiro.

O corregedor-geral da Casa, Romeu Tuma (PTB-SP), disse que dependendo dos dados divulgados e se a Mesa Diretora do Senado decidir, poderá até investigar senadores que fizerem mau uso da verba. "Se houver suspeitas, a Mesa vai decidir se encaminha ou não para a corregedoria", afirmou

Nos siga no Google Notícias