A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/09/2008 12:20

Curso capacitará professores para "ler" obra de arte

Redação

O curso "Releitura de Obras de Arte", realizado pela artista plástica e arte-educadora Ana Ruas, será ministrado para 60 professores da rede pública estadual e municipal.

O curso propõe a prática de exercícios que possibilitem o entendimento do processo de criação através de aulas práticas e teóricas. Outro objetivo é despertar o interesse para que as escolas desenvolvam projetos que envolvam artistas regionais, e a visitação ao acervo e às exposições que acontecem periodicamente no Marco (Museu de Arte Contemporânea).

Segundo assessoria, o projeto busca estimular a exploração de exercícios de composição, debates sobre a construção e intenção da obra, e o estudo de seus códigos e elementos, que seriam uma lacuna no debate sobre a leitura de imagens nas escolas.

"O interesse pelo estudo de obras de arte em escolas cresceu muito nas últimas duas décadas, porém a didática utilizada em muitas escolas restringe-se a dados bibliográficos de artistas e de cópias das suas obras. A cópia, ou, imitação, opõe-se totalmente à livre-expressão, criando pensamentos dependentes", escreveu Ana Ruas sobre o projeto.

O projeto foi aprovado no ano de 2008 pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O curso, que já tem todas as vagas preenchidas, será realizado nos dias 20/09 e 27/09, 04/10 e 18/10 no Marco.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions