A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/01/2009 21:19

Exposição fotográfica de cinema começa dia 29

Redação

Será aberta na próxima quinta-feira (29) a exposição fotográfica '100 Anos de Cinema em Mato Grosso', no Memorial da Cultura e da Cidadania. A iniciativa é da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Instituto Cultural América.

A exposição tem por objetivo apoiar o resgate da história do cinema de Mato Grosso do Sul, que tem importantes capítulos ainda no Mato Grosso Uno.

O produtor cuiabano Luiz Carlos Borges é parceiro do projeto e diz que a parceria teve início em 2008, quando foi lançada a coletânea 'Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso', no Festival América do Sul, em Corumbá.

Para Américo Calheiros, presidente da FCMS, a exposição permite que o Estado invista na memória cultural comum e estreite laços com o Estado irmão.

Luiz, que também é o curador da exposição, reforça que o cinema sempre foi a arte de maior representatividade em Mato Grosso do Sul, pois foi no Estado que teve início o desenvolvimento dessa expressão artística, principalmente em Corumbá, Aquidauana e Campo Grande.

A exposição apresenta as imagens da epopéia centenária do cinema no Estado. São 138 prospectadas nos principais acervos de Mato Grosso, da Cinemateca Brasileira, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul.

O projeto já passou por Cuiabá, durante 15º Festival de Cinema e Vídeo em maio de 2008. Depois migrou para o Rio de Janeiro e agora acontece em Campo Grande, sendo que se deslocará para Brasília e Goiânia.

O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions