A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/02/2010 07:17

Ferroviária será fechada para Centro Cultural

Redação

A circulação de veículos no entorno da esplanada da antiga Estação Ferroviária deve ser encerrada até a próxima semana, de acordo com o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) de Campo Grande, Athayde Nery.

A solicitação já foi encaminhada à prefeitura e faz parte de um projeto para transformar o local em um palco de eventos e expressões culturais.

O foco do Centro Cultural na Esplanada da antiga ferroviária são os próximos carnavais. Segundo o secretário, a vocação se fortaleceu com o desfile dos blocos na última terça-feira e criou uma richa "saudável".

"Não dá pra ficar atrás de Corumbá no Carnaval. Se tivermos incentivos e participação de todos, podemos criar uma simbiose muito grande e tornar a Capital o centro das festas de Carnaval no Estado", garante Athayde.

De acordo com ele, a transformação da esplanada e de todo o entorno da antiga ferroviária em um centro cultural tem apoio do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e deve sair do papel primeiramente com a suspensão do tráfego.

O projeto também contempla parceria na reforma de casas da Vila Ferroviária e a construção do Museu Histórico da Ferrovia.

"Os moradores estão muito cientes e participam deste projeto. O que não podemos é permitir que esse lugar, que possui enorme vocação para a cultura, sirva apenas como um grande estacionamento para a Feira Central", observou Athayde.

O trânsito constante de veículos é o vilão principal de um problema detectado pela prefeitura: o afundamento dos paralelepípedos. A situação é preocupante porque a esplanada da ferroviária foi o primeiro conjunto arquitetônico de Campo Grande tombado pelo patrimônio histórico e artístico nacional.

A proteção do patrimônio e a vocação cultural do local, segundo a prefeitura, são os principais pontos de suporte do projeto da criação do Centro Cultural.

O primeiro teste aconteceu no mês passado com o show de abertura do Carnaval com Leci Brandão. O segundo ocorreu com o desfile de blocos carnavalescos.

Segundo o presidente da Fundac, foram eventos que não prejudicaram o trânsito e também não deixaram os visitantes da feira desprovidos de acesso.

Vila Ferroviária

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions