ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ferroviária será fechada para Centro Cultural

Redação | 18/02/2010 07:17

A circulação de veículos no entorno da esplanada da antiga Estação Ferroviária deve ser encerrada até a próxima semana, de acordo com o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) de Campo Grande, Athayde Nery.

A solicitação já foi encaminhada à prefeitura e faz parte de um projeto para transformar o local em um palco de eventos e expressões culturais.

O foco do Centro Cultural na Esplanada da antiga ferroviária são os próximos carnavais. Segundo o secretário, a vocação se fortaleceu com o desfile dos blocos na última terça-feira e criou uma richa "saudável".

"Não dá pra ficar atrás de Corumbá no Carnaval. Se tivermos incentivos e participação de todos, podemos criar uma simbiose muito grande e tornar a Capital o centro das festas de Carnaval no Estado", garante Athayde.

De acordo com ele, a transformação da esplanada e de todo o entorno da antiga ferroviária em um centro cultural tem apoio do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e deve sair do papel primeiramente com a suspensão do tráfego.

O projeto também contempla parceria na reforma de casas da Vila Ferroviária e a construção do Museu Histórico da Ferrovia.

"Os moradores estão muito cientes e participam deste projeto. O que não podemos é permitir que esse lugar, que possui enorme vocação para a cultura, sirva apenas como um grande estacionamento para a Feira Central", observou Athayde.

O trânsito constante de veículos é o vilão principal de um problema detectado pela prefeitura: o afundamento dos paralelepípedos. A situação é preocupante porque a esplanada da ferroviária foi o primeiro conjunto arquitetônico de Campo Grande tombado pelo patrimônio histórico e artístico nacional.

A proteção do patrimônio e a vocação cultural do local, segundo a prefeitura, são os principais pontos de suporte do projeto da criação do Centro Cultural.

O primeiro teste aconteceu no mês passado com o show de abertura do Carnaval com Leci Brandão. O segundo ocorreu com o desfile de blocos carnavalescos.

Segundo o presidente da Fundac, foram eventos que não prejudicaram o trânsito e também não deixaram os visitantes da feira desprovidos de acesso.

Vila Ferroviária

Nos siga no Google Notícias