ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

No Touro Candil, Delcídio defende mais verbas à cultura

Redação | 14/11/2010 08:04

Depois de participar ontem do Festival Internacional de Porto Murtinho, que é marcado pela disputa os entre defensores do Boi Bandido e do Boi Encantado, o duelo Touro Candil, o senador Delcídio do Amaral (PT), defendeu a destinação de mais recursos para a cultura no Estado.

"Seguramente a cultura será uma das minhas prioridades ao longo do meu próximo mandato no Senado. Sem dúvida é fundamental investir em setores como a infraestrutura, a saúde, a educação, mas também é importante investir em projetos culturais. Um povo sem cultura é um povo sem referência", afirmou o senador.

Ele disse que vai trabalhar para garantir recursos para que eventos como o Festival Internacional de Porto Murtinho possam crescer e se consolidar em nosso estado. "Aqui tem gente de várias partes do Mato Grosso do Sul e até de outros países da América do Sul. Sou plenamente favorável a essa integração. Isso representa desenvolvimento", disse o senador.

Acompanhado do prefeito Nelson Cintra, do PSDB, Delcídio percorreu em carreata várias ruas da região do centro e de vários bairros de Porto Murtinho, município localizado a 380 Km de Campo Grande.

"Temos aqui o Duelo do Touro Candil. Isso é como no futebol e tudo acontece em clima de paz entre as torcidas", disse o prefeito Nelson Cintra. Segundo ele, a festa nasceu a partir de uma brincadeira de dois amigos paraguaios encantados com as touradas espanholas, que decidiram criar o Touro Candil para simbolizar os touros espanhóis. "Diz a lenda que o Touro Candil teve um filho brasileiro, mas ninguém sabe quem é esse filho. Assim, há seis anos Porto Murtinho realiza a disputa para se conhecer o filho verdadeiro, se o Boi Bandido ou o Boi Encantado", comentou.

Adaptado do folclore paraguaio, o duelo do Touro Candil é realizado há décadas em Porto Murtinho, mas desde 2005 se transformou no Festival Internacional. A festa homenageia a Virgem de Caacupê, padroeira do país vizinho e patrona de Porto Murtinho.

Este ano, o FestiPorto teve início na sexta-feira, dia 12, e se estenderá até segunda-feira, dia 15, com a participação de várias apresentações culturais vindas de 16 municípios sul-mato-grossenses e países vizinhos como Argentina,

Bolívia e Paraguai.

A disputa acontece na Praça de Eventos José Barbosa de Souza Coelho, construída com recursos viabilizados pelo senador Delcídio e inaugurada oficialmente por ele na noite deste sábado. Com 750 metros quadrados, a praça está na região central de Porto Murtinho e conta com área coberta para refeições, palco, camarim e duas cantinas.

Segundo os dados informados pela assessoria de imprensa do senador, ao longo do primeiro mandato ele viabilizou R$ 14,7 milhões para investimentos no município.

Nos siga no Google Notícias