ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Progamação do Sesc retrata universo das mulheres de 30

Redação | 08/03/2010 08:59

O Sesc (Serviço Social do Comércio) abre hoje, Dia Internacional da Mulher, uma programação com a temática focada nas mulheres de 30 anos, eternizadas na literatura do escritor francês Honoré Balzac. Painéis, exposições, música, dança, cinema e artesanato integram a programação Sesc Balzaquianas, em alusão ao termo derivado da obra do escritor.

A abertura está marcada para as 19 horas, no Sesc Horto, no Teatro Prosa, onde hhaverá apresentações artísticas. Paralelamente, será aberta a mostra fotobiográfica da obra A mulher de 30 anos, de Honoré Balzac, além das exposições com o concurso de fotografia "Mulher balzaquiana"; de moda e de Artesanato Pantaneiro produzidos por mulheres pantaneira. No dia 9, haverá a vernissage da exposição coletiva Contemporâneas, com Priscilla Paula Pessoa, Miska, Desirée Melo e Ana Ruas.

No 13 de março, às 20 horas, no Sesc Horto Teatro Prosa, haverá a apresentação Mulheres de 30 em cena, com o grupo Coletivo Corpomancia.

De 16 a 20 de março, os artistas do estado poderão conhecer mais sobre a trajetória de uma das mais representativas cineastas brasileiras na mostra Cinco vezes Lúcia Murat. Além do bate-papo com ela e Marco Aurélio Lopes Fialho, no dia 16, às 19h, o Cine Sesc fará a exibição de cinco dos oito filmes da jornalista, que foi presa e torturada durante o regime de ditadura militar no Brasil. Na programação, os filmes Que Bom Te Ver Viva (1989),Doces Poderes (1997), Brava Gente Brasileira (2000), Quase Dois Irmãos (2004) e Maré, Nossa História de Amor (2007).

A agenda inclui, ainda, o show Sesc Balzaquianas com Marina Dalla, Karina Marques, Juci Ibanes, Melissa Azevedo e Viviane Nunes. O grupo Sampri, Karina Marques, Marina Dalla e Melissa Azevedo vão intercalar as apresentações de sextas-feiras.

No espaço, que tem entrada franca, haverá mostras fotobiofráficas dos maiores nomes da música brasileira, regional e internacional, além de exposições de Artes Plásticas e sessões de vídeo para o público infantil.

A melhor idade também terá uma programação especial. Oficinas de Bijouterias de Cerâmica, Oficina Literária - Contando em Linhas e desfile "Beleza na Melhor Idade", este no dia 9, às 17h30, prometem agitar a programação. No dia 11, às 14 horas, um encontro ímpar entra em cena por meio do intercâmbio cultural entre as Mulheres Pantaneiras e 3ª Idade do SESC Horto.

Porque balzaquiana - A temática da programação do Sesc está relacionada ao livro "A mulher de 30 anos" do francês Honoré de Balzac, que viveu no século XIX, e que se refere às mulheres na casa dos 30 e - atualmente - também as mulheres de 40 anos. Em seu livro, Balzac faz uma apologia às mulheres dessa faixa etária que, na visão dele, emocionalmente amadurecidas podem viver o amor com maior plenitude - em completa oposição a tradicional figura da moça romântica que nos livros tinham no máximo 20 anos.

Mais informações podem ser conferidas no site www.sescms.com.br.

Nos siga no Google Notícias