ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Quinteto Leão do Norte leva música clássica ao Prosa

Redação | 17/09/2010 13:19

O Quinteto Leão do Norte, de Recife, Pernambuco, apresenta espetáculo com repertório de clássicos dos compositores Cláudio Santoro e César Guerra-Peixe neste sábado (18 de setembro), às 20 horas, no teatro Prosa, do Sesc Horto.

A apresentação, que é a última atração do projeto Sonora Brasil 2010 do SESC na Capital, apresenta obras de compositores que desempenharam importante papel na estruturação da música erudita contemporânea no Brasil.

Cláudio Franco de Sá Santoro nasceu em Manaus e começou a estudar música menino. Se destacou de forma tão rápida nos estudos que o próprio governo do Estado do Amazonas bancou seus estudos no Rio de Janeiro.

Com 18 anos se torna professor adjunto da cátedra de violino do Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Músico polivalente e compositor brilhante, foi regente e professor atuando nas filarmônicas de Leningrado, Beethovenhalle Bonn, Sinfônica da Rádio de Praga, Filarmônica de Bucareste e Filarmônica de Varsóvia, além de todas as orquestras brasileiras.

César Guerra-Peixe também é um dos destaques da música erudita brasileira. Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, caçula de dez irmãos, iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Santa Cecília. Antes, porém, aprendeu com o pai, aos seis anos de idade, um pouco de violão; aos sete, aprendeu sozinho a executar bandolim; aos oito, violino; e aos nove, piano.

Em 1941 regeu pela primeira vez uma orquestra em sua estreia no cinema com o filme "O Dia é Nosso". No Conservatório Brasileiro de Música, tornou-se o primeiro brasileiro formado em fuga e contraponto nos moldes do Conservatório de Paris, após prova realizada em dez horas e meia "a tinta e sem rascunho".

Quinteto - Formado especialmente para realizar o circuito do projeto Sonora Brasil 2010, O quinteto Leão do Norte é composto por Gueber Santos (clarinete), Carlos Santos (violino), Nilson Galvão Jr. (violoncelo), Nilzeth Galvão Santos (viola) e Rogério Acioli (flauta). Juntos, acumulam larga experiência como intérpretes e professores, atuando também em orquestras e conjuntos de câmera.

Serviço: Os ingressos custam R$ 6,00 para comerciários e dependentes e R$ 12,00 para o público em geral. A classificação é livre. Outras informações pelo telefone 3321-3181

Nos siga no Google Notícias