ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

"Goleiro tem que ser louco, goleiro que não é louco é viado”

Paulo Nonato de Souza | 07/07/2015 09:16
O lendário Carlos José Castilho, treinador do Operário de Campo Grande, na campanha do terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 1977 (Foto: Agência Estado)
O lendário Carlos José Castilho, treinador do Operário de Campo Grande, na campanha do terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 1977 (Foto: Agência Estado)

Final da década de 1970, o futebol era a principal referência de Campo Grande em nível nacional, especialmente com Operário e Comercial. As duas equipes mediam força nos campeonatos Estadual e Brasileiro, competiam sobre qual iria mais longe nas torneios nacionais e suas torcidas lotavam o Estádio Morenão às quartas-feiras e nos finais de semana.

E foi nesse clima de entusiasmo com o futebol local que cheguei em Campo Grande, ainda um adolescente, vindo de Dourados, para trabalhar de repórter esportivo na Rádio Educação Rural, e como já tinha alguma experiência com texto, acabei acumulando a mesma função na editoria de esportes do jornal Diário da Serra. Nos dois veículos, ambos já extintos, recebi a missão de setorista do Operário, considerado o time de maior torcida da cidade e o mais ousado nas contratações.

Logo no primeiro treino que acompanhei, percebi que o treinador Carlos Castilho, bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira nas Copas de 1958 e 1962, eterno ídolo do Fluminense, não tinha o dedo menor da mão esquerda. Daí em diante, todas as vezes em que a gente se encontrava, eu ficava me perguntando: Como ele pode ter sido tão respeitado na posição de goleiro sem um dedo da mão? Foram alguns anos de convivência diária, inclusive em viagens pelo nosso Estado e por todo o Brasil na cobertura de jogos do Operário nos campeonatos estaduais e nacionais, mas nunca tive coragem de perguntar como ele ficou sem o dedo.

Só em 2013, ao ler o livro “Castilho Eternizado”, do jornalista Antonio Carlos Teixeira Rocha, fui saber o que havia acontecido com o dedo do ex-goleiro do Fluminense e da Seleção Brasileira, que para nós sul-mato-grossenses entrou para a história como o comandante da campanha do Operário de Campo Grande na conquista do terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 1977, algo digno de estatua no centro da cidade.

Por amor ao Fluminense e à profissão, Castilho amputou o dedo após a constatação de fratura em 1957. Como as formas mais adequadas de tratamento na época demandariam muito tempo, no mínimo dois meses, e o objetivo era voltar o mais rápido possível às atividades, afinal, tinha uma Copa do Mundo pela frente, ele próprio avaliou que o dedo mínimo não interfere na ação de um goleiro e decidiu pela amputação. Teve até que assinar um termo de responsabilidade civil porque os médicos do clube não concordaram, afinal a cirurgia significaria mutilação para o resto da vida. E foi um sucesso, tanto que duas semanas depois já estava de volta ao gol do Fluminense e acabou disputando a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, como reserva imediato do também lendário Gilmar dos Santos Neves.

Castilho ainda com o curativo no dedo logo depois da cirurgia em 1957 (Foto: Google)
Castilho ainda com o curativo no dedo logo depois da cirurgia em 1957 (Foto: Google)

O livro tem um depoimento de Castilho sobre os bastidores da amputação do dedo, concedido à revista Manchete Esportiva, de 15 de junho de 1957, enquanto se recuperava em casa. Diz que antes da anestesia ainda ouviu a última frase do médico do Fluminense, Dr. Newton Paes Barreto: “Castilho, você é louco”.

No Operário, Castilho fazia questão de dar treinamento para os goleiros. Nos dias de treino físico, era comum ver o preparador físico Willian Puia fazendo a parte dele com os jogadores de linha, e o Castilho trabalhando com os goleiros.  Além de todo o cartaz que tinha na função, talvez fosse uma maneira de se sentir na ativa como goleiro, e ninguém poderia querer melhor conselheiro. Exigia o máximo de coragem e decisão dos seus pupilos nas saídas do gol, e muitas vezes ouvi ele dizer: “Goleiro tem que ser louco, goleiro que não é louco é viado”.

NOTA - Em 2 de fevereiro de 1987, o carioca Carlos José Castilho cometeu suicídio, aos 60 anos de idade. Se jogou do sétimo andar do apartamento da ex-mulher, Vilma, em Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Sua morte ainda é cercada de muito mistério sobre o motivo que o levou a essa decisão fatal. Na época, ele era treinador da seleção da Arábia Saudita e repetia por lá a parceria de sucesso no Operário de Campo Grande com o preparador físico campo-grandense, Willian Puia.

Como treinador, além de levar o Operário de Campo Grande ao terceiro lugar no Brasileiro de 1977, ficando atrás apenas do São Paulo, campeão, e do Atlético Mineiro, vice, Castilho foi campeão paulista de 1984 dirigindo o Santos. Como jogador, disputou quatro Copas do Mundo -1950, 1954, 1958 e 1962, das quais, uma na condição de titular, a de 1954, na Suíça. Pelo Fluminense, clube que defendeu de 1946 a 1964, com 699 atuações, foi tricampeão carioca, bicampeão do Torneio Rio-São Paulo e vencedor da Copa Rio.

Nos siga no Google Notícias