A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/10/2015 17:57

100 índios Guarani Kaiowa e Terena disputam jogos mundiais em Palmas

Thiago de Souza
24 etnias do Brasil vão participar dos Jogos Mundiais Indígenas. (Foto: Divulgação)24 etnias do Brasil vão participar dos Jogos Mundiais Indígenas. (Foto: Divulgação)

100 índios das etnias Guarani Kaiowa e Terena representam o Mato Grosso do Sul nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que acontecem em Palmas, de hoje até 1 de novembro. Participam das competições 24 etnias do Brasil e povos nativos vindos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia e Rússia. A abertura está programada para as 19 horas (Horário local e de MS) desta sexta-feira. 

São 50 índios Terena que chegaram em Palmas na manhã dessa terça-feira (20). Os Guarani Kaiowa também vieram com 50 integrantes e chegaram na segunda-feira (19). Eles disputam 11 modalidades, entre eles o arremesso de lança, lutas corporais e tiros com arco e flecha.

As etnias indígenas estão alojadas no "Okara", uma espécie de aldeia construída em Palmas. 

Segundo a organização, os Guarani e Terena representam o Pantanal, pois em vez do mapa brasileiro, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, que organiza o evento, segue a geografia étnica, levando em conta os biomas nacionais: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Pampa e Pantanal. 

Local onde serão disputados os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. (Foto: Divulgação)Local onde serão disputados os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. (Foto: Divulgação)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions