ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Aos 10 anos, projeto de natação sonha com sede própria

Redação | 04/06/2010 15:43

Ser uma grande campeã brasileira de natação é o sonho da pequena Gabriela, de 8 anos. Conseguir índice para o campeonato brasileiro é o objetivo para 2010 de Alexandra, de 16 anos.

As duas estão batalhando para isso. Treinam de segunda a sexta-feira, graças ao investimento dos pais, que mantém a Aipan (Associação Independente dos Pais Amigos da Natação de Mato Grosso do Sul), projeto que está comemorando uma década de existência.

A Aipan já formou nadadores de projeção nacional. Entre eles estão a medalhista pan-americana e recordista sul-americana Ana Carolina Muniz e o atual campeão da Copa Latina de Natação nos 1,5 mil metros livres, Lucas Kanieski, hoje no time de natação do Minas Tênis Clube.

"Ainda falta um pouco para conseguir o índice, mas treinando bastante eu sei que dá", diz Alexandra, ao falar dos planos de um dia ser destaque como os ex-atletas Aipan. A especialidade dela é a prova dos cem metros peito.

"Meus pais me dão muito apoio. Quando eu ouço eles gritando na beira da piscina eu nado mais rápido", conta Gabriela, que nada desde os 4 anos e é especialista em provas de velocidade, de 50 metros, nos estilos livre e borboleta.

Sede própria - Assim como as duas nadadoras cheias de planos, a Aipan também tem uma meta para o ano em que completa dez anos: construir uma sede própria, que permitiria mais conforto, mais facilidade e, principalmente, traria economia de custos aos pais que mantém a entidade sem um tostão do dinheiro público.

"Hoje, gastamos em torno de R$ 4 mil mensais", explica o técnico da equipe, José Geilson da Silva. Este valor vai para o aluguel da piscina onde os atletas treinam e para inscrições em provas.

Quando há viagens para disputar torneios, os pais se reúnem, fazem promoções como almoços, para angariar o famoso paitrocínio e bancar as viagens. Um projeto prevendo a implantação de uma sede própria já foi encaminhado à prefeitura de Campo Grande, solicitando que as instalações sejam em um terreno público no Jardim Vilas Boas, hoje invadido.

Os atletas do projeto aproveitaram o feriado de Corpus Christi para passear pela cidade. O passeio incluiu uma visita ao Campo Grande News que eles dizem acessar com frequencia. Eles aproveitaram também para garantir os ingressos para assistir juntos a partida final do campeonato estadual, neste sábado, entre Comercial e Naviraiense.

Nos siga no Google Notícias