A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

04/06/2010 15:43

Aos 10 anos, projeto de natação sonha com sede própria

Redação

Ser uma grande campeã brasileira de natação é o sonho da pequena Gabriela, de 8 anos. Conseguir índice para o campeonato brasileiro é o objetivo para 2010 de Alexandra, de 16 anos.

As duas estão batalhando para isso. Treinam de segunda a sexta-feira, graças ao investimento dos pais, que mantém a Aipan (Associação Independente dos Pais Amigos da Natação de Mato Grosso do Sul), projeto que está comemorando uma década de existência.

A Aipan já formou nadadores de projeção nacional. Entre eles estão a medalhista pan-americana e recordista sul-americana Ana Carolina Muniz e o atual campeão da Copa Latina de Natação nos 1,5 mil metros livres, Lucas Kanieski, hoje no time de natação do Minas Tênis Clube.

"Ainda falta um pouco para conseguir o índice, mas treinando bastante eu sei que dá", diz Alexandra, ao falar dos planos de um dia ser destaque como os ex-atletas Aipan. A especialidade dela é a prova dos cem metros peito.

"Meus pais me dão muito apoio. Quando eu ouço eles gritando na beira da piscina eu nado mais rápido", conta Gabriela, que nada desde os 4 anos e é especialista em provas de velocidade, de 50 metros, nos estilos livre e borboleta.

Sede própria - Assim como as duas nadadoras cheias de planos, a Aipan também tem uma meta para o ano em que completa dez anos: construir uma sede própria, que permitiria mais conforto, mais facilidade e, principalmente, traria economia de custos aos pais que mantém a entidade sem um tostão do dinheiro público.

"Hoje, gastamos em torno de R$ 4 mil mensais", explica o técnico da equipe, José Geilson da Silva. Este valor vai para o aluguel da piscina onde os atletas treinam e para inscrições em provas.

Quando há viagens para disputar torneios, os pais se reúnem, fazem promoções como almoços, para angariar o famoso paitrocínio e bancar as viagens. Um projeto prevendo a implantação de uma sede própria já foi encaminhado à prefeitura de Campo Grande, solicitando que as instalações sejam em um terreno público no Jardim Vilas Boas, hoje invadido.

Os atletas do projeto aproveitaram o feriado de Corpus Christi para passear pela cidade. O passeio incluiu uma visita ao Campo Grande News que eles dizem acessar com frequencia. Eles aproveitaram também para garantir os ingressos para assistir juntos a partida final do campeonato estadual, neste sábado, entre Comercial e Naviraiense.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions