A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

20/01/2018 19:25

Após adiamentos, Operário anuncia que estreará no Estadual em Rio Brilhante

Jogo do Galo contra o União/ABC, que abriria a competição e foi adiado por impossibilidade de uso do Morenão, será realizado na quarta-feira no Ninho da Águia

Humberto Marques
Ninho da Águia vai sediar a estreia de Operário e União/ABC, de Campo Grande, no Estadual-2018. (Foto: Divulgação)Ninho da Águia vai sediar a estreia de Operário e União/ABC, de Campo Grande, no Estadual-2018. (Foto: Divulgação)

Depois de ter duas partidas adiadas no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol –uma delas que seria a abertura da edição de 2018 da competição–, o Operário teve confirmada a realização de seu jogo de estreia. A partida contra o União/ABC, que aconteceria no dia 17 (quarta-feira) no Morenão, foi remarcada para a próxima quarta (24), a 163 km dos torcedores da Capital: o confronto acontecerá no Ninho da Águia, em Rio Brilhante.

O anúncio da partida foi feito pelo site do Galo, e sua transferência para fora de Campo Grande é resultado da falta de estádios na Capital em totais condições de receberem torcedores. O Morenão teve seu uso proibido pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), diante da falta de lados de segurança e de engenharia. Já o Jacques da Luz, nas Moreninhas, passou por obras recentemente e ainda não teve a documentação aprovada.

Sem estádios na Capital, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) adiou todas as partidas inicialmente marcadas para a cidade –deixando Operário, União/ABC, Comercial e Novo sem casa logo no início do campeonato. Na primeira rodada, os confrontos entre Novo e União/ABC e a partida do Comercial contra o Costa Rica foram adiados.

Na segunda rodada, a situação se agravou: com a folga do Costa Rica, o Grupo A teria apenas confrontos de times da Capital. Sem ter onde jogar, a chave ficou sem nenhuma partida –até o clássico Comerário foi adiado.

O único jogo previsto na rodada acontece domingo (21), entre Águia Negra e Urso, em Rio Brilhante, pelo Grupo B. A outra partida foi a vitória do Corumbaense sobre o Operário de Dourados, vencido pelo Carijó da Avenida depois de ser antecipada para quarta, que acabou sendo a “abertura” do Sul-Mato-Grossense.

Morenão segue sem a aprovação do MPMS para receber público; sugestão é uso com portões fechados. (Foto: Arquivo)Morenão segue sem a aprovação do MPMS para receber público; sugestão é uso com portões fechados. (Foto: Arquivo)

Impasse – Os clubes da Capital aguardaram até sexta-feira (19) a aprovação de uso do Morenão, sob análise dos promotores Fabrício Proença de Azambuja e Luiz Eduardo Lemos de Almeida –da área de Defesa do Consumidor. Falta a aprovação dos laudos de prevenção e combate a incêndio e pânico e, principalmente, de Engenharia.

Os dados deste último resultaram em pedidos complementares, entregues na quinta-feira (18) e apontando que os problemas estruturais apontados ainda em 2017 persistiam mas, ainda assim, o estádio poderia receber jogos por mais um ano. O MPMS, contudo, negou o pedido. No ano passado, o uso do Morenão foi autorizado prevendo que, no fim do ano, seriam realizadas obras estruturais, o que não ocorreu.

As opções dadas foram a transferência das partidas para outro local ou a realização de jogos com portões fechados. Ambas as possibilidades seguiam sob análise dos clubes. O estádio das Moreninhas, por sua vez, teve melhorias na segurança e aumento do gramado, mas sua documentação só deve ser finalizada daqui a dez dias.

Operário manteve treinos focados no estadual e na Copa Verde. (Foto: Divulgação)Operário manteve treinos focados no estadual e na Copa Verde. (Foto: Divulgação)

Os vetos de uso aos estádios pelo MPMs obedecem ao Estatuto do Torcedor, que prevê condições de segurança para os frequentadores de arenas e espaços que sediam eventos esportivos.

Copa Verde – Presidente do Galo, Estevão Petrallás informou, por meio da assessoria do clube, que a partida de quarta-feira foi definida em acordo com a direção do União/ABC, da Federação de Futebol e da TV Morena, que deve transmitir o confronto. O Ninho da Água foi liberado pelo MPMS na semana passada.

“Estamos resolvendo um problema por agora, afinal temos de jogar as partidas no Estadual para chegarmos preparados para o desafio que vão ser os jogos da Copa Verde. Vamos continuar lutando pela reabertura do Morenão e a partir de agora estudar também a possibilidade de jogar nas Moreninhas. Não é o ideal, mas é mais próximo da nossa torcida” diz o dirigente do Operário.

Em fevereiro, o Operário estreia na fase classificatória para a Copa Verde, tendo pela frente o Cuiabá-MT.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions