ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Após adiamentos, Operário anuncia que estreará no Estadual em Rio Brilhante

Jogo do Galo contra o União/ABC, que abriria a competição e foi adiado por impossibilidade de uso do Morenão, será realizado na quarta-feira no Ninho da Águia

Humberto Marques | 20/01/2018 19:25
Ninho da Águia vai sediar a estreia de Operário e União/ABC, de Campo Grande, no Estadual-2018. (Foto: Divulgação)
Ninho da Águia vai sediar a estreia de Operário e União/ABC, de Campo Grande, no Estadual-2018. (Foto: Divulgação)

Depois de ter duas partidas adiadas no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol –uma delas que seria a abertura da edição de 2018 da competição–, o Operário teve confirmada a realização de seu jogo de estreia. A partida contra o União/ABC, que aconteceria no dia 17 (quarta-feira) no Morenão, foi remarcada para a próxima quarta (24), a 163 km dos torcedores da Capital: o confronto acontecerá no Ninho da Águia, em Rio Brilhante.

O anúncio da partida foi feito pelo site do Galo, e sua transferência para fora de Campo Grande é resultado da falta de estádios na Capital em totais condições de receberem torcedores. O Morenão teve seu uso proibido pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), diante da falta de lados de segurança e de engenharia. Já o Jacques da Luz, nas Moreninhas, passou por obras recentemente e ainda não teve a documentação aprovada.

Sem estádios na Capital, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) adiou todas as partidas inicialmente marcadas para a cidade –deixando Operário, União/ABC, Comercial e Novo sem casa logo no início do campeonato. Na primeira rodada, os confrontos entre Novo e União/ABC e a partida do Comercial contra o Costa Rica foram adiados.

Na segunda rodada, a situação se agravou: com a folga do Costa Rica, o Grupo A teria apenas confrontos de times da Capital. Sem ter onde jogar, a chave ficou sem nenhuma partida –até o clássico Comerário foi adiado.

O único jogo previsto na rodada acontece domingo (21), entre Águia Negra e Urso, em Rio Brilhante, pelo Grupo B. A outra partida foi a vitória do Corumbaense sobre o Operário de Dourados, vencido pelo Carijó da Avenida depois de ser antecipada para quarta, que acabou sendo a “abertura” do Sul-Mato-Grossense.

Morenão segue sem a aprovação do MPMS para receber público; sugestão é uso com portões fechados. (Foto: Arquivo)
Morenão segue sem a aprovação do MPMS para receber público; sugestão é uso com portões fechados. (Foto: Arquivo)

Impasse – Os clubes da Capital aguardaram até sexta-feira (19) a aprovação de uso do Morenão, sob análise dos promotores Fabrício Proença de Azambuja e Luiz Eduardo Lemos de Almeida –da área de Defesa do Consumidor. Falta a aprovação dos laudos de prevenção e combate a incêndio e pânico e, principalmente, de Engenharia.

Os dados deste último resultaram em pedidos complementares, entregues na quinta-feira (18) e apontando que os problemas estruturais apontados ainda em 2017 persistiam mas, ainda assim, o estádio poderia receber jogos por mais um ano. O MPMS, contudo, negou o pedido. No ano passado, o uso do Morenão foi autorizado prevendo que, no fim do ano, seriam realizadas obras estruturais, o que não ocorreu.

As opções dadas foram a transferência das partidas para outro local ou a realização de jogos com portões fechados. Ambas as possibilidades seguiam sob análise dos clubes. O estádio das Moreninhas, por sua vez, teve melhorias na segurança e aumento do gramado, mas sua documentação só deve ser finalizada daqui a dez dias.

Operário manteve treinos focados no estadual e na Copa Verde. (Foto: Divulgação)
Operário manteve treinos focados no estadual e na Copa Verde. (Foto: Divulgação)

Os vetos de uso aos estádios pelo MPMs obedecem ao Estatuto do Torcedor, que prevê condições de segurança para os frequentadores de arenas e espaços que sediam eventos esportivos.

Copa Verde – Presidente do Galo, Estevão Petrallás informou, por meio da assessoria do clube, que a partida de quarta-feira foi definida em acordo com a direção do União/ABC, da Federação de Futebol e da TV Morena, que deve transmitir o confronto. O Ninho da Água foi liberado pelo MPMS na semana passada.

“Estamos resolvendo um problema por agora, afinal temos de jogar as partidas no Estadual para chegarmos preparados para o desafio que vão ser os jogos da Copa Verde. Vamos continuar lutando pela reabertura do Morenão e a partir de agora estudar também a possibilidade de jogar nas Moreninhas. Não é o ideal, mas é mais próximo da nossa torcida” diz o dirigente do Operário.

Em fevereiro, o Operário estreia na fase classificatória para a Copa Verde, tendo pela frente o Cuiabá-MT.

Nos siga no Google Notícias