ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Área que garantiria Vila Olímpica ao Comercial será posto de saúde

Ítalo Milhomem e Fabiano Arruda | 25/07/2011 15:29
O Colorado chegou a criar uma planta da futura sede do clube.(Reprodução: E.C.C - Uma paixão colorada)
O Colorado chegou a criar uma planta da futura sede do clube.(Reprodução: E.C.C - Uma paixão colorada)
Área onde seria construída a nova Vila Olímpica do Esporte Clube Comercial (Imagem: Google Maps)
Área onde seria construída a nova Vila Olímpica do Esporte Clube Comercial (Imagem: Google Maps)

Enquanto o hipermercado Comper se prepara para inaugurar a nova loja, no local onde até 2007 funcionava antiga Vila Olímpica, na Vila Bandeirantes, o Esporte Clube Comercial continua sem sede própria e perdeu a área que seria utilizada para construir o novo CT (Centro de Treinamento) do clube. Agora, o terreno irá abrigar um posto de saúde, contam moradores.

A Vila Olímpica foi vendida por R$ 1.212.120,00 em 2006, para quitar dívidas trabalhistas que o clube possuia. Na época, um acordo foi firmado com a prefeitura de Campo Grande, para a doação de uma nova área ao Comercial.

O clube ficaria com duas quadras no bairro Oliveira I, entre as ruas Orlandina de Oliveira Lima e Maria Luiza Moraes, passando pelas ruas João Ribeiro Guimarães, Antônio João Escobar e Antônio Vieira Almeida.

De acordo com livro "Esporte Clube Comercial, uma paixão colorada", escrito pelo professor João Batista Campagnani Ferreira, os terrenos pertenciam ao CRAEC (Clube Recreativo dos Amigos Esporte Clube Comercial) e seriam destinados ao Colorado para construção de três campos, alojamentos para os atletas, refeitório e a sede do clube, porém a planta não saiu do papel.

No local, existe um campo gramado, com uma edificação do CRAEC, onde segundo informações de moradores algumas pessoas ainda jogam bola, mas não há o uso por parte dos moradores do bairro.

Outra parte do local onde seria a nova "Vila Olímpica" foi ocupada por moradores em lotes e em outra quadra que seria utilizada pelo clube, estão começando as obras para construção de um posto de saúde.

Campo de Futebol do CRAEC (Clube Recreativo do Amigos do Esporte Cluber Comercial) (Foto: João Garrigó)
Campo de Futebol do CRAEC (Clube Recreativo do Amigos do Esporte Cluber Comercial) (Foto: João Garrigó)
Área onde seria construída a nova sede do Comercial e agora abrigará um posto de saúde.(Foto: João Garrigó)
Área onde seria construída a nova sede do Comercial e agora abrigará um posto de saúde.(Foto: João Garrigó)

Campeão estadual 2010, e semifinalista este ano, o Comercial continua sem sede própria. Um dos grandes clubes de futebol do Estado, ainda sobrevive em uma casa, onde funciona a diretoria do clube, na rua Pedro Celestino, região central da cidade.

O centro de treinamento, durante o período que o clube participa de competições é alugado, e funciona no antigo espaço da Toca do Jacaré, no conjunto Estrela do Sul.

Sem times inscritos nas categorias de base, que sustentam os clubes profissionais, o Comercial vive um momento nostalgico, após a ascenção da segunda divisão, até chegar ao titulo estadual do ano passado. Agora o presidente do clube, Carlos Alberto Assis, admite "jogar a toalha", e passar o bastão para um outro sucessor administrar o Colorado de Campo Grande. Ele deve deixar o comando do clube em novembro.

Assis comenta que a diretoria comercialina tinha conhecimento, por meio da prefeitura, de que parte do terreno iria abrigar um posto de saúde. O acordo com o município, segundo Carlos Alberto, ficou o seguinte: quando o clube tiver condição financeira de iniciar a construção do novo centro de treinamento, vai voltar a discutir com o Executivo Municipal para chegar um consenso de uma nova área. Por enquanto, a discussão ainda não foi iniciada.

O presidente do Comercial comenta ainda que espera uma área maior para constuir o novo CT com espaço suficiente para contemplar todas as categorias.

"Ter duas unidades gera um custo muito alto e por isto queremos construir uma sede única. Precisamos de uma área grande, mas não temos preferência por região. Não temos condições financeiras de iniciar obra agora. E prefiro não começar para depois ficar inacabado", explicou.

Joaquim e ...
Joaquim e ...
Marina acreditam que o posto de saúde será bem vindo pelos moradores do bairro. (Fotos: João Garrigó).
Marina acreditam que o posto de saúde será bem vindo pelos moradores do bairro. (Fotos: João Garrigó).

Posto de Saúde - Até pouco tempo, a área estava abandonada, cheia de mato, conta o pedreiro Joaquim dos Santos, de 35 anos, que vive com os pais e mais três irmãos no bairro, há 15 anos.

"Sempre é um bom um novo posto de saúde, antes era um campo de futebol, ai trocaram a presidência da associação de moradores, cercaram aí, tiraram as traves deopis ficou abandonado este local. Agora começaram a construir o posto faz um mês, mas já pararam dinovo, só colocaram as estacas", relatou dos Santos.

A vendedora Marina Nunes de Almeida, de 55 anos, também acredita que será um bom investimento o posto de saúde no local.

"Antes era um campo, só tinha mato, agora vai ficar com o posto de saúde, porque antes dependíamos dos postos do bairro Buriti ou Caiçara. Mas esse pessoal do clube do Comercial, que ocupa esta área deveria devolver, porque é da prefeitura, para os moradores usarem", comenta.

Nos siga no Google Notícias