ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Atletas tentam criar federação para fortalecer pole dance como esporte

Delegação do Estado disputou o Brasileiro da modalidade recentemente, mas não ficou entre os primeiros colocados

Gabriel Neris | 07/07/2019 14:57
Lyanne Mello durante competição no Brasileiro da modalidade (Foto: Arquivo pessoal)
Lyanne Mello durante competição no Brasileiro da modalidade (Foto: Arquivo pessoal)

Fim ao tabu. É o que querem as praticantes do pole dance em Mato Grosso do Sul. As mulheres exigem que a modalidade seja reconhecida como esporte, uma batalha que pode ser vencida com a criação da própria federação, e o fim do preconceito que ainda existe.

Lyanne Mello, de 27 anos, é praticante e competiu recentemente em Itajaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro, competição que dava vaga para o Mundial em outubro. Os resultados não foram os melhores, mas ela considera a participação como positiva.

“Foi importante participar, a gente viu o nível que estamos, serviu como um termômetro e ano que vem vamos tentar de novo”, comenta.

Meninas representaram MS na competição nacional (Foto: Arquivo pessoal)
Meninas representaram MS na competição nacional (Foto: Arquivo pessoal)

Em agosto tem evento em Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande, e em setembro Lyanne estará em São Paulo representando o Estado para uma exposição. “Estamos levando o nome do Estado”. Segundo ela, além do município da região do Bolsão e da Capital, também há praticantes em Dourados e São Gabriel do Oeste.

Para atrair cada vez mais participantes, a mulher contou com a ajuda do governo estadual para criar a federação estadual. Uma reunião foi realizada com Carlos Alberto de Assis, chefe de gabinete do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que abraçou o projeto.

“[Vamos crescer] expondo bastante, para que mais pessoas tenham acesso ao que é o pole dance. É um esporte, tem a parte sensual também, mas trabalha a autoestima da mulherada. Exercícios aeróbicos aumentam o condicionamento físico, o g anho maior é a autoconfiança. O preconceito vem da falta de informação”, afirma Lyanne.

A praticante explica que cada campeonato tem um regulamento e dentro dele há diversas regras, como lista de movimentos básicos ao mais avançado. “Cada movimento tem uma pontuação. É tipo ginástica artística, com parte aeróbica, acrobacias. É um ganho de resistência física, flexibilidade, benefícios para o corpo e também para a cabeça”. Os movimentos resultam em pontuação de jurados especialistas na modalidade.

Nos siga no Google Notícias