ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Bolsonaro confunde estados e diz que MS vai sediar Copa América

Anúncio foi dado ao vivo no fim dessa tarde; contudo, é o Mato Grosso quem vai sediar o torneio

Nyelder Rodrigues | 01/06/2021 17:15


Um anúncio que pegou muitos desprevenidos, mas que pouco depois foi esclarecido. A típica confusão entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso segue em alta, até mesmo para o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que anunciou a realização da Copa América em solo sul-mato-grossense, equivocadamente.

Nesta tarde, em Brasília (DF), o presidente fez o anúncio de um acordo para que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) produzisse os próprios insumos para sua vacina. Aproveitando a oportunidade, ele também comentou sobre a Copa América.

Falando em "acordo feito em comum acordo", ele antecipou que as sedes serão Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso do Sul - contudo, o local fechado para receber a competição foi o Mato Grosso, mais especificamente a capital Cuiabá.

Arena Pantanal, com a cidade de Cuiabá ao fundo (Foto: Secopa-MT/Arquivo/Edson Rodrigues)
Arena Pantanal, com a cidade de Cuiabá ao fundo (Foto: Secopa-MT/Arquivo/Edson Rodrigues)

Minutos depois, no Twitter, o ministro-chefe da Casa Civil, o general Luiz Eduardo Ramos, se manifestou corrigindo a informação anterior e confirmando o Mato Grosso como sede - o estado já sediou em 2014 quatro partidas da Copa do Mundo, sendo a Arena Pantanal construída no lugar do antigo Verdão justamente para o torneio.

"Foi um equívoco dele, pois além da nossa situação na pandemia, o Governo do Estado já se posicionou contra. É um evento que inevitavelmente gera aglomeração. Além disso, falta infraestrutura para receber um torneio desse porte aqui, em termos de estádio. Não comporta", explica o chefe da Fundesporte, Marcelo Miranda.

Mais cedo, o secretário de Saúde, Geraldo Resende, também emitiu nota oficial onde se posiciona contra a realização da Copa América neste momento no Brasil. Ele seguiu orientação do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Tweet do ministro-chefe da Casa Civil confirma o MT como sede, não MS (Foto: Reprodução/Twitter)
Tweet do ministro-chefe da Casa Civil confirma o MT como sede, não MS (Foto: Reprodução/Twitter)

Torneio no Brasil - A realização da Copa América no Brasil vem causando polêmica, já que a competição estava prevista para acontecer na Colômbia e na Argentina. Contudo, os colombianos desistiram por causa de disturbios sociais, enquanto os argentinos desistiram de sediar o torneio por causa da gravidade da covid-19.

Logo que ficou sem onde ser realizada, a competição foi confirmada, ontem (31), para ocorrer no Brasil - mesmo que a situação da pandemia no país também esteja grave. Diante da situação, o faltava acertar apenas as sedes.

No caso do Mato Grosso, uma equipe da Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) esteve nessa manhã em Cuiabá, visitando a Arena Pantanal, para aprovar ou não o espaço para receber a Copa América. A previsão é que os jogos comecem no dia 13.

Imagem que circula desde cedo mostra equipe da Conmebol avaliando a Arena Pantanal, em Cuiabá (Foto: Reprodução)
Imagem que circula desde cedo mostra equipe da Conmebol avaliando a Arena Pantanal, em Cuiabá (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias