ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Boxe feminino têm adeptas, mas sofre carência por atletas profissionais

Helton Verão | 23/07/2013 11:14
Academias em MS estão cheias de mulheres afim de manter a forma, mas quando o assunto é se profissionalizar, elas não querem (Foto: Cléber Gellio)
Academias em MS estão cheias de mulheres afim de manter a forma, mas quando o assunto é se profissionalizar, elas não querem (Foto: Cléber Gellio)

Começou nesta segunda-feira (22) na Capital, o 11º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino, modalidade que em Mato Grosso do Sul possui um curioso detalhe/problema: tem muitas adeptas pelas academias, mas profissionalmente poucas mulheres se dispõem a lutar.

Neste brasileiro a equipe de Mato Grosso do Sul conta com quatro atletas, treinadas por Ed Reis e Luizinho Cardoso, que revelam a dificuldade de encontrar atletas para competir profissionalmente. “Temos pelo menos 200 alunas na academia, mas que querem apenas manter a forma, quando falamos em lutar profissionalmente elas não aceitam”, revela Reis.

Aline é a 2ª no ranking nacional na categoira até 69kg (Foto: Cléber Gellio)
Aline é a 2ª no ranking nacional na categoira até 69kg (Foto: Cléber Gellio)

A principal atleta do Estado é a Aline Santana, 23 anos, ela disse que sempre desejou lutar boxe e que sua mãe sempre a proibiu. “Avisei ela que, quando completasse 18 anos, ia me tornar lutadora e desde os 19 tenho lutado”, conta a atleta.

Sobre um perfil ou dom para ser atleta de boxe, Aline não crê que exista para a modalidade. “Sempre fui um pouco nervosa, encontrei no boxe uma forma de desestressar e porque gosto mesmo. Mas não acho que todas lutadoras tem esse perfil”, compara a atleta.

Aline mora em São Paulo há 9 meses nas instalações da seleção brasileira, onde treina e é remunerada. “Em Campo Grande seria impossível viver do boxe”, afirma Aline que estreia na competição na sexta-feira.

As mulheres sul-mato-grossenses terão pela frente adversárias dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da Bahia.

Sobre os resultados, os treinadores não esperam outros resultados de suas comandadas. “Esperamos pelos primeiro lugares, gostamos das chaves que elas caíram, são boas perspectivas”, avalia o técnico Ed Reis.

Aline faz parte da seleção brasileira e ocupa a 2ª colocação no ranking nacional atualmente na categoria até 69 kg. As outras lutadoras que subirão ao ringue a partir de sexta-feira (26) são Emília Reis (até 81 kg), Alvanice Valéria (até 69kg) e Jéssica Gabriela (até 81kg).

“A Aline e a Emília são favoritas em suas categorias, estão com a responsabilidade de vencer, mas nada impede as demais boxeadoras do Estado correrem por fora e alcançar os primeiros lugares também”, analisa o técnico Ed Reis.

O presidente da CBB (Confederação Brasileira de Boxe), Mauro Silva, acompanha de perto as preliminares que começaram hoje e não se arrepende de escolhido Campo Grande para sediar a competição nacional. “Não ligo a mínima se a cidade está ou não está num grande centro, a competição iria acontecer da mesma forma e quase sem nenhuma diferença de gastos em outra cidade ou Estado”, ressalta Mauro, calculando uma média de R$ 250 mil para realizar a competição. O valor é custeado metade pela CBB e metade pelo Governo do Estado.

“Antes o boxe estava no buraco, atletas viviam empilhados em alojamentos e dirigentes ficavam em hotel. Ou seja estava tudo errado, eles são as figuras principais da competição, hoje esse quadro mudou”, exalta o presidente.

De acordo com Mauro Silva 200 atletas de 23 estados irão lutar em Campo Grande. Ao mesmo tempo está sendo disputado o 5º Campeonato Brasileiro Juvenil masculino, onde oito atletas do Estado entrarão em ação.

Primeiro dia - Dezoito lutas marcaram o primeiro dia do 5º Campeonato Brasileiro Juvenil masculino e 11º Adulto feminino. Dos 38 atletas que subiram ao ringue nesta segunda-feira, apenas um sul-mato-grossense: Paulo Martins, categoria 60kg. Ele venceu o atleta Matheus Correa do Distrito Federal e segue na competição em busca de medalha.

De acordo com o presidente da Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul, Marcelo Nunes o boxe sul-mato-grossense vem se destacando. “A modalidade cresceu tanto aqui no estado que nos últimos anos vários atletas nossos foram para a Seleção Brasileira, como a pugilista Aline Santana, destaque na modalidade que pode ser nossa representante nas olimpíadas do Rio de Janeiro,” revelou Nunes.

Nesta terça serão realizadas 25 lutas a partir das 15h no Ginásio Guanandizão. A competição segue até sábado, quando acontecem as finais nas 10 categorias em disputa.

A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Boxe, em conjunto com a Federação de Boxe do Mato-Grosso do Sul e conta com apoio da Fundesporte.

Na sexta-feira (26) os atletas melhores ranqueados entram em ação.

A entrada são dois quilos de alimentos não perecíveis.

Nos siga no Google Notícias