A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

19/06/2018 11:18

Campo Grande recebe etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro

Seletiva forma equipes de representação nacional, nos dias 22, 23 e 24 de junho

Danielle Valentim
Evento ocorre há 31 anos no Brasil, sendo a 2ª vez que acontece em Campo Grande. (Foto: Divulgação)Evento ocorre há 31 anos no Brasil, sendo a 2ª vez que acontece em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A CBTP (Confederação Brasileira de Tiro Prático), por meio da FSMTP (Federação Sul-Mato-Grossense de Tiro Prático) e o Clube de Tiro Campo Grande (CTCG), realizam neste fim de semana a 3ª Etapa do 31º Campeonato Brasileiro de IPSC Handgun 2018. A seletiva forma equipes de representação nacional, nos dias 22, 23 e 24 de junho.

O evento ocorre há 31 anos no Brasil, sendo a 2ª vez que acontece em Campo Grande, com a presença de aproximadamente 300 atletas de todo o país nas divisões Revólver, Production, Standard, Open, Classic e Light.

O evento conta com a presença do 1º do Ranking Brasileiro – Pistola Open, 15x Campeão Brasileiro Overall, 18x Campeão Paulista e 4º colocado Overall no Campeonato Mundial de 2017 – Chateauroux/França, Jaime Roberto Saldanha Júnior e do Campeão Mundial de 2017 – Chateauroux/França, na categoria Open Júnior, Mauro Kenji Murakami, dentre diversos outros atletas de renome nacional e internacional.

O Estado conta com seus melhores atiradores, o 3º colocado nacional Revólver de 2017, Marco Aurélio Borges e o 5º colocado nacional Revólver de 2017, Paulo Cesar Carstens Mendonça, e o 5º colocado nacional Production de 2018 (em andamento), Eugenio Cesar Coelho Filho, todos integrantes da seleção Brasileira que participaram do Campeonato Mundial de 2017 – Chateauroux/França.

O IPSC é um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potência ajustadas ao regulamento. Além de o atleta ter que se movimentar muito, a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes.

As competições de IPSC são organizadas levando em consideração o Motto da prática: “Diligentia, Vis, Celeritas” (DVC), que significa “Precisão, Potência e Velocidade”. Nelas, O árbitro (Ranger Officer - RO), sinaliza o início da série e acompanha de perto o atirador a fim de zelar pela segurança e pelo cumprimento das regras. A pontuação da pista é obtida dividindo-se o total de pontos obtidos pelo tempo gasto. Ganha a prova aquele que obtiver o maior número de pontos.

O esporte além de dividido por divisão de armas também é dividido por categorias:
• Overall: Categoria geral;
• Junior: Categoria até 21 anos;
• Sênior: Categoria com mais de 50 anos;
• Super Sênior: Categoria com mais de 60 anos;
• Damas: Categoria para as mulheres.
Nos últimos anos, a presença feminina e de jovens no esporte vem crescendo, demonstrando que é um esporte para toda a família, sendo que a vice-campeã na categoria Production Damas de 2017, Dália Clea Amorim, e o campeão na Categoria Production Júnior de 2017, Nicolas Fiorini Oechsler, estarão presentes nessa etapa.

PROGRAMAÇÃO:
• Check de Equipamento (OBRIGATÓRIO) – dia 22 no clube das 9:00 às 16:00 e no Hotel Vale Verde das 17:00 às 21:00.
• Pré Match – 22 de junho - início às 07:00 h (16 pistas + cronógrafo);
• Cerimônia de abertura – 23 de junho - início da competição às 06:30 h;
• Main Match – 23 de junho - início da competição às 06:30 h (competidores devem estar equipados e prontos para o tiro na pista);
• Main Match – 24 de junho - início da competição às 06:30h (competidores devem estar equipados e prontos para o tiro na pista) e encerramento da competição previsto para as 13:00hs, iniciando a premiação às 14:30 e previsão de término após as 17:30.
• Local: Clube de Tiro Campo Grande – CTCG; Rodovia MS 010, Km 7,5 - Saída para Rochedinho - Zona Rural - Campo Grande – MS; Coordenadas: 20º21'23,04” S (-20,356433); 54º36'08,69” W (- 54,602396); https://goo.gl/maps/BdfU6ockF6u

Todos podem acompanhar o campeonato, é livre, mas há a necessidade de utilização de equipamentos de segurança para acompanhar as provas, sendo necessário o uso de óculos de segurança e protetores auriculares, que podem ser adquiridos em qualquer loja de materiais de construção.

Torneio de tiro para policiais femininas vai celebrar Dia da Mulher na Acadepol
No próximo dia 4, policiais civis femininas de Mato Grosso do Sul vão disputar o 1º Torneio de Tiro Policial Feminino, no estande de tiros da Acadepo...
Policial de MS conquista ouro em campeonato de tiro
O policial civil aposentado Paulo Campozano, 48 anos, conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, realizado no último fim ...
PM conquista 14 medalhas em campeonato de tiro esportivo
A equipe de tiro adaptado da PM (Polícia Militar) de Mato Grosso do Sul conquistou 14 medalhas na 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions