ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Campo Grande terá dois centros de referência para treinamentos paralímpicos

Atividades serão executada no Poliesportivo da Vila Almeida e na Universidade Federal

Jhefferson Gamarra | 23/06/2021 13:58
Visita técnica realizada nesta quarta-feira por representantes do Centro do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) (Foto: Divulgação)
Visita técnica realizada nesta quarta-feira por representantes do Centro do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) (Foto: Divulgação)

Após vistoria técnica realizada nesta quarta-feira (23), o Centro do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), deu sinal verde para a implantação de dois locais de referência para treinamentos em Campo Grande.

A visita ocorreu nas duas unidades onde as atividades serão executadas: Centro Esportivo Mamed Assem José (Poliesportivo da Vila Almeida) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Cidade Universitária.

Durante as vistorias foram avaliados critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência, sanitários, vestiários, salas e depósitos, condições da estrutura física e acesso do transporte público municipal.

“Campo Grande tem uma estrutura muito boa, tanto no Poliesportivo da Vila Almeida quanto no complexo esportivo da UFMS e está apta para ser sede. Vamos conseguir atender as pessoas com deficiência com dignidade e qualidade. Fecharemos os trâmites burocráticos para implementarmos o Centro de Referência o mais rápido possível”, explicou Filipe Barboza, supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

De acordo com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), os centros de referência vai fomentar a prática de modalidades paradesportivas, da base ao treinamento de alto rendimento, atendendo paratletas da capital e do interior. O objetivo inicial é valorizar pessoas com deficiência e revelar talentos para despontarem a nível nacional por meio do treinamento de excelência.

“A partir do momento que uma pessoa passa a ter mais oportunidades através do esporte, a cidade e o estado ganham muito em termos de saúde e inclusão social”, destacou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Cada localidade receberá modalidades distintas. A unidade da Vila Almeida trabalhará, inicialmente, com o parabadminton e goalball. Já na UFMS, onde é desenvolvido o projeto de extensão “Incluir pelo Esporte”, onde serão desenvolvidas as modalidades bocha adaptada, paratletismo e paranatação.

Com o alval do comitê, Campo Grande se juntará a outras 10 cidades brasileiras com o Centro. Atualmente a base de treinamento paralímpica está ativa em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Blumenau (SC), Maringá (PR) e Brasília (DF).

Campo Grande se juntará a outras 10 cidades brasileiras que já contam com centros de referência (Foto: Divulgação)
Campo Grande se juntará a outras 10 cidades brasileiras que já contam com centros de referência (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias