ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

CBF “enxuga” Brasileiro da Série D e time de MS terá que disputar seletiva

Aquidauanense, segundo indicado para representar o Estado no ano que vem, terá confronto extra para chegar à fase principal

Gabriel Neris | 10/10/2019 13:59
Jogo do Operário pela Série D de 2019. Time não passou da primeira fase (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Jogo do Operário pela Série D de 2019. Time não passou da primeira fase (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fará mudanças no Campeonato Brasileiro da Série D que afetarão diretamente os representantes de Mato Grosso do Sul. A entidade decidiu “enxugar” o campeonato para 64 clubes e as oito últimas federações no ranking nacional terão o segundo time indicado disputando uma seletiva, chamada de pré-Série D.

Os critérios valem apenas para as edições de 2020 e 2021. Para o torneio de 2022, as quatro piores ranqueadas perdem uma das vagas.

Além de Mato Grosso do Sul, estão na mesma situação as federações do Distrito Federal, Amazonas, Tocantins, Espírito Santo, Rondônia, Amapá e Roraima.

Mato Grosso do Sul ocupa atualmente a 22ª colocação. O ranking será atualizado em dezembro, mas como não houve desempenho de destaques dos clubes do Estado em competições nacionais, a tendência é que mantenha ou caia de posição.

A mudança da CBF anunciada atinge diretamente o rendimento do Aquidauanense, segundo indicado para o torneio do ano que vem pelo vice-campeonato Estadual. Os critérios de disputa e para chegar à fase principal da Série D ainda não estão definidos pela entidade.

O primeiro indicado para a competição é o Águia Negra, campeão Estadual 2019. Segundo o calendário divulgado pela CBF, a Série D de 2020 começará em 3 de maio e vai até 22 de novembro. O melhor sul-mato-grossense no ranking da CBF é o Comercial, na 103ª colocação, com 594 pontos.

O Sete de Setembro é o 120º colocado, com 457 pontos. O terceiro melhor do Estado é o Corumbaense, na 140ª posição, com 380 pontos. Ainda aparecem no ranking o Novoperário (147º), Cene (200º), Ivinhema (200º) Itaporã (209º), Águia Negra (214º) e o Naviraiense (218º).

O ranking de clubes leva em consideração o desempenho dos clubes nos últimos cinco anos em competições nacionais e internacionais.

Nos siga no Google Notícias