A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

05/08/2016 13:59

Com 4 horas de duração, abertura dos Jogos terá música, dança e história do país

Amanda Bogo
Queima de fogos no Maracanã (Foto: TASSO MARCELO/AFP / AFP)Queima de fogos no Maracanã (Foto: TASSO MARCELO/AFP / AFP)

A abertura dos Jogos Olímpicos, após sete anos de espera desde que o país foi escolhido como sede, e que promete ser a maior festa realizada no Brasil, acontece nesta sexta-feira (5), com direito a apresentações musicais, culturais, 12 escolas de samba cariocas e uma grande estrutura técnica. A previsão é de que o evento, que acontecerá no Estádio do Maracanã, às 19 horas (local) dure 4 horas. 

De acordo com o jornal Zero Hora, o cronograma da abertura deverá começar com a execução do hino nacional em voz e violão por Paulinho da Viola. Em seguida, são esperados os 45 chefes de governo e de Estado. O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, recebe Michel Temer, em um espaço de honra - acredita-se que a entrada de Temer será sem muita atenção para evitar possíveis vaias. As ações são obrigatórias dentro da cerimônia de abertura. 

Em seguida, segundo o ZH, começa a parte artística da cerimônia, com danças e músicas. Apesar de ser um mistério o que será feito, um resumo da história do Brasil, com temas como a colonização e a escravidão, devem ser representados no gramado do Maracanã, além de ter uma réplica do 14 Bis, criado por Santos Dumont.

A parte musical ficará por conta de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta interpretando "Isto aqui, o que é?", de Ary Barroso. Ainda deverão se apresentar Ludmilla, Wilson das Neves, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, Jorge Ben Jor, Elza Soares, MC Sofia e Karol Conka. 

Entrada dos atletas -  O desfile dos 10,5 mil atletas de mais de 200 países será feito seguindo as regras do COI, com a Grécia, país onde a Olimpíada foi criada, sendo o primeira, e os demais países selecionados por ordem alfabética segundo o idioma do país-sede. O Brasil será o último a entrar, e a medalhista de bronze no pentlato moderno em Londres, Yane Marque, será a porta bandeira. 

Ao final, 12 escolas de samba do Rio de Janeiro devem fazer uma apresentação no gramado do Maracanã. 

Será a vez, então, dos presidentes do Comitê organizador e do COI discursarem. Em seguida, Michel Temer anunciará a abertura dos Jogos. Conforme o ZH, diretores devem trabalhar com som alto para abafar possíveis vaias. 

A bandeira olímpica será conduzida para ser hasteada ao som do Hino Olímpico. Após, o juramento será feito por um atleta, um árbitro e um treinador, ambos brasileiros. 

O tenista Gustavo Kuerten deverá ser o responsável por conduzir a tocha dentro do Estádio, porém não se sabe quem acenderá a pira olímpica. Especulava-se que seria Pelé, porém o Rei descartou sua presença no Maracanã em nota divulgada na manhã de hoje devido a um problema de saúde

Números técnicos da abertura - Em dados divulgados pelo Zero Hora, a cerimônia de abertura irá durar quatro horas e terá em sua estrutura técnica um palco de 63 metros por 128 metros, 200 dançarinos profissionais, 5 mil voluntários, 20 quilômetros de cabos de fibra óptica, 42 mil peças de materal pirtécnico, 500 quilos de confete cenográfico, 180 maquiadores e cabeilereiros, 5,5 mil roupas e adereços e 504 ritmistas de 12 escolas de samba.

 

Seleção fica no empate contra a África do Sul em estreia na Olimpíada
A seleção masculina de futebol empatou na tarde desta quinta-feira (4) contra a África do Sul em sua estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A partida ...
Em amistoso, craques do futebol nacional vencem time de Sidrolândia por 5 a 3
O time liderado pelo tetracampeão mundial Viola, venceu por 5 a 3 o Amigos de Sidrolândia, em amistoso realizado hoje à tarde (10), em Sidrolândia, a...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions