ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Com formato “bolha”, Capital pode perder Liga das Nações de Vôlei

Federação Internacional da modalidade afirma que mudança é para proteger atletas e envolvidos na competição por causa da pandemia

Gabriel Neris | 26/01/2021 11:18
Disputa entre Taubaté e Cruzeiro pela Supercopa, em outubro do ano passado, no Guanandizão (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Disputa entre Taubaté e Cruzeiro pela Supercopa, em outubro do ano passado, no Guanandizão (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) anunciou que a Liga das Nações 2021 ocorrerá em formato “bolha”, quando todos os jogos ocorrem em uma mesma sede. A mudança, ainda por conta da pandemia da covid-19, deve tirar Campo Grande do páreo.

A capital sul-mato-grossense havia sido escolhida para receber jogos da seleção brasileira no meio do ano passado, contando com a reabertura do ginásio Guanandizão, mas a disputa foi cancelada no início da pandemia.

Meses depois foi confirmada a edição 2021 e Campo Grande teve preferência na escolha da sede da competição. Os jogos estavam previstos para 4 a 6 de junho deste ano.

Em outubro do ano passado, o ginásio Guanandizão foi reaberto com jogos da Supercopa de Vôlei masculino e feminino.

No comunicado desta terça-feira (26), a Federação Internacional afirma que decidiu pelo formato bolha, semelhante ao que a NBA fez com basquete americano ainda no ano passado – quando reuniu vários times em Orlando –, para “garantir a saúde de todos os atletas e partes interessadas”.

“O conceito da bolha protegerá a saúde de todos os participantes acomodando todas as 16 equipes por gênero em um país em um ambiente seguro com testes covid-19 frequentes, minimizando significativamente o risco de transmissão do vírus”, diz o comunicado.

A FIVB ainda afirma que conversará com os representantes dos países envolvidos para decidir sobre a sede.

Procurado pelo Campo Grande News, o presidente da Federação Estadual de Voleibol, José Eduardo Amâncio da Mota, afirmou que não houve nenhum contato da entidade sobre a mudança. A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) também foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre o caso.

Nos siga no Google Notícias