ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Copa da Madrugada volta a campo para festejar 50 anos de tradição

A competição de futebol amador é um clássico do Rádio Clube, em Campo Grande

Por Gabriel de Matos | 02/03/2024 10:28
Atleta conduzindo bola no gramado do Rádio Clube de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Atleta conduzindo bola no gramado do Rádio Clube de Campo Grande (Foto: Arquivo)

Já são 60 campeonatos em 50 anos de tradição, metade da história centenária do Rádio Clube em Campo Grande. A tradicional Copa da Madrugada tem bola rolando a partir do próximo domingo (3) para mostrar o poder do futebol entre amigos. A competição amadora movimenta sócios do clube, mas tem inscrições abertas ao público em geral.

Desde a pandemia, as chuteiras estavam penduradas, mas os times voltam para oito rodadas até a final marcada para o dia 5 de maio, na sede campo do clube, na Vila Morumbi.

O nome da Copa é óbvio, batizada por fazer todo jogador acordar de madrugada para as disputas que começam às 6h, mas com portão aberto desde às 5h. Até café da manhã é organizado diante do grande estilo da competição.

Em 1973 o campo do Rádio Clube foi inaugurado, mas só em 1074 veio a primeira Copa da Madrugada. Desde então, algumas vezes eram dois campeonatos por ano, conta o presidente do clube, o coronel Sidnei Barbosa. "Devido ao sucesso e aceitação maciça dos sócios".

Jogadores que disputaram a Copa da Madrugada no ano de 2019 (Foto: Arquivo)
Jogadores que disputaram a Copa da Madrugada no ano de 2019 (Foto: Arquivo)

O diferentão nessa história é a união da garotada com os experientes. As duas categorias em disputa são livre/máster para atletas entre 16 e 54 anos; e supermáster para jogadores acima de 55 anos. O formato se assemelha a Copa Sabadão e Copa Entardecer. O homenageado desta edição é André Luiz Calarge Zahran.

O regulamento prevê que nos dias de competição, os times serão sorteados antes das partidas. Cada uma tem 70 minutos de duração, com dois tempos de 35 minutos. Os jogadores que tiverem no time vencedor pontuam quatro pontos; o empate dá três; a derrota dá dois pontos.

O presidente do Rádio Clube lembra que a última edição foi disputada em 2019, interrompida pela pandemia de covid. Mas como o Rádio Clube comemora o centenário, a disputa não poderia ficar de fora das comemorações.

"Como é um clube que tem um tem uma atividade muito forte na área esportiva, a Copa tem um sabor especial, ela tem um sentido especial. A maioria dos nossos sócios são fanáticos pelo futebol", diz o presidente..

Atletas durante a final de uma das categorias no ano de 2018 (Foto: Marina Pacheco)
Atletas durante a final de uma das categorias no ano de 2018 (Foto: Marina Pacheco)

Saudades - Veterano na competição, o aposentado Ramâ Marcondes completa 46 anos de Copa da Madrugada. "Jogo desde 1978, nunca perdi uma", conta o ex-superintendente da Política Rodoviária Federal, que jovem vestia o uniforme para relaxar da rotina estressante. Hoje, aos 79 anos, ele segue na "terapia". "O treino é toda quarta e sábado, nas peladas aqui no Rádio. Quando a gente chega nessa idade, tudo é terapia pro corpo e pra cabeça", ensina.

Da geração de peladeiros do Rádio, ele é um dos mais antigos. Com decorrer do tempo, alguns foram se despedindo, outros novos sócios entraram e os amigos só aumentaram. "Hoje o clube é uma extensão do meu lar", comenta.

Na volta depois de 4 anos sem Copa da Madrugada, o domingo servirá para lembrar de gente que vai fazer falta no gramado. "Perdemos muita gente na covid. O Chico, o Durvalino... ", enumera. Alguns que ficaram famosos por tradições que também já são passado. "Também perdemos o Fernando Dezinho. Ele tinha esse apelido porque quando a gente fazia churrasco, lá atrás, cada um tinha de dar dezão e ele sempre vinha com o dezinho", lembra com saudades.

Para receber toda a turma de volta, a promessa é de gramado "cinco estrelas". E quem quiser entrar para o time ainda pode. As inscrições estão abertas até o dia do evento, neste domingo. Para sócios, o valor é de R$ 65,00. Para visitantes, R$ 150.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias