A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

05/08/2016 23:36

Cordeiro acende pira olímpica e Temer é vaiado na abertura da Rio 2016

Nyelder Rodrigues
Cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016, no estádio do Maracanã (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)Cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016, no estádio do Maracanã (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A festa de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi realizada na noite desta sexta-feira (5) e não deixou a desejar. Com apoio das escolas de samba do Rio de Janeiro e de Jorge Ben Jor, Caetano veloso, Gilberto Gil e Anitta, foi dado o pontapé oficial para as competições que vão ganhar o holofote do mundo neste mês.

Já no desfile das delegações, 207 países foram representados, sendo o Brasil, com 465 atletas - a maior delegação brasileira na história das Olimpíadas -, quem fechou o ato, ao som de Aquarela do Brasil, símbolo da música nacional.

Depois, o presidente interino Michel Temer (PMDB) em rápida fala, declarou abertos os Jogos da Rio 2016. Em seguida, ele foi alvo de vaias no estádio do Maracanã, que estava lotado por brasileiros e pessoas de várias nacionalidades.

Logo depois, ao fim da apresentação, que durou cerca de quatro horas, a tocha com o fogo olímpico, que viajou o país nos últimos meses, entrou no Maracanã nas mãos do ex-tenista Gustavo Kuerten. Sob aplausos, ele passou para a ex-jogador de basquete, a "rainha" Hortência.

Ela seguiu com a chama até o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que ficou encarregado de acender a pira. Bronze em Atenas 2004, Vanderlei foi atacado pelo padre irlandês Cornelius Horan quando liderava a maratona. Apesar disso, ele seguiu o trajeto, mas acabou terminando em terceiro.

Porém, posteriormente Vanderlei recebeu a medalha Pierre de Coubertin - apenas cinco pessoas já a receberam - por causa do espírtito olímpico demonstrado. A chama que ele acendeu vai ficar acesa até o final da Rio 2016. Uma segunda chama foi acesa no Boulevard Olímpico, localizado na região da Candelária, no centro do Rio de Janeiro.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions