ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Destaque no Judô de base do país, MS tem a primeira casa de apoio ao atleta

Aliny Mary Dias | 21/02/2014 11:22
Casa do Judô fica na Vila Carvalho e funcioná nos períodos da tarde e noite (Foto: Pedro Peralta)
Casa do Judô fica na Vila Carvalho e funcioná nos períodos da tarde e noite (Foto: Pedro Peralta)

Com uma das melhores categorias de base do país, Mato Grosso do Sul tem a partir de hoje (21) a Casa do Judô, uma estrutura criada para apoiar a rotina dos atletas e também alçar voos mais altos na modalidade.

A casa fica na Vila Carvalho e o projeto existe há mais de 30 anos. A iniciativa é do Clube João Rocha, mas será custeada por ex-atletas e judocas que competem Brasil afora. A inauguração da casa contou com a presença do presidente da CNJ (Confederação Nacional de Judô), Paulo Wanderley Teixeira.

O objetivo dos professores e idealizadores do projeto é ter um local para que os alunos possam ficar em tempo integral. A casa terá as portas abertas no período da tarde e noite, já que a maioria dos alunos estuda de manhã.

Além de alimentação e acomodações para atletas do interior do Estado, o projeto contará com acompanhamento escolar e aulas de inglês. Tudo pensado para a preparação do atleta a nível internacional.

Para o sensei Diogo Rocha, de 28 anos, a inauguração da casa representa um sonho antigo do esporte no Estado. "São muitos anos com esse projeto, ao longo do tempo esperamos poder atender todo Mato Grosso do Sul e também estamos de braços abertos para o apoio público", diz.

Presidente da confederação falou sobre importância de MS no cenário de base da modalidade (Foto: Pedro Peralta)
Presidente da confederação falou sobre importância de MS no cenário de base da modalidade (Foto: Pedro Peralta)

Durante a inauguração, o presidente da confederação falou sobre o destaque que o Estado possui diante do país na modalidade, já que sete atletas estão na categoria de base da seleção brasileira.

“Mato Grosso do Sul é o que melhor apresenta resultados no cenário das categorias de base sub-18 e sub-21. Por isso essa iniciativa deveria ser seguida por outros Estados”, afirma.

Sobre o futuro da modalidade, inclusive nas Olimpíadas do Rio em 2016, Paulo Wanderley explica que o judô é sempre esperança de medalhas, mas que o trabalho deve começar na base.

“O judô não é só tatame e medalha, precisa desses bastidores e iniciativas que dêem condições aos atletas. Acreditamos que daqui a alguns anos os resultados serão visíveis, é um modelo que pode ser seguido. Mato Grosso do Sul hoje é visto como um Estado que tem reposição para a base do esporte”, diz.

Novidade - O campeonato brasileiro sub-21 será realizado em Campo Grande e outra novidade trazida pela confederação é o treinamento pós-brasileiro. Uma iniciativa que acontece entre os dias 17 e 24 de maio com objetivo de aperfeiçoar a técnica dos atletas após a competição.

Nos siga no Google Notícias