ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Em momento histórico, Costa Rica se despede do Mundial de Mountain Bike

Competição que reuniu atletas de 12 países e movimentou Costa Rica custou R$ 350 mil aos cofres do município

De Costa Rica, Paulo Nonato de Souza | 28/07/2019 11:36
O Centro de Eventos Ramez Tebet foi a arena do Mundial de Mountain Bike, o ponto de encontro de todos que curtiram a competição internacional (Foto: Paulo Francis)
O Centro de Eventos Ramez Tebet foi a arena do Mundial de Mountain Bike, o ponto de encontro de todos que curtiram a competição internacional (Foto: Paulo Francis)

A cidade de Costa Rica, a 375 km de Campo Grande, se despede neste domingo do Campeonato Mundial de Mountain Bike 24h Solo, disputado pela primeira vez no Brasil, com a certeza de que o município se consolidou como uma das referências sul-mato-grossenses dos esportes de aventura.

Inédita no país, a competição aconteceu neste final de semana – sábado e domingo – com 500 ciclistas de 12 países e 18 estados brasileiros, mas ao longo de toda a semana a cidade de Costa Rica viveu um momento histórico com o evento de uma das modalidades de esportes de aventura que mais crescem no país.

A Prefeitura investiu R$ 350 mil em contrapartida na realização do evento na expectativa de que especialmente o turismo seja um dos setores da economia do município que mais tenha impacto com o Mundial. A estimativa é de que só neste final de semana a cidade de 19 mil habitantes teve o movimento de mais de mil visitantes.

De acordo com a subsecretária municipal de Administração, Liliane de Campos, a prefeitura ainda não tem os números fechados o que o evento representou para a economia e para o turismo no município. “Estamos fazendo o levantamento de tudo, mas com certeza o resultado será positivo”, acredita ela.

"Nos últimos anos Costa Rica avançou em vários aspectos no turismo com a realização de eventos esportivos de aventura. Acreditamos que o Campeonato Mundial MTB 24h Solo, será um marco para nossa cidade, internacionalmente. A cidade tem um povo hospitaleiro e com certeza todos que vieram foram bem tratados e muitos retornarão”, avalia o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, praticante e incentivador do mountain bike.

Costa Rica é cercada por parques naturais e um deles, o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú fez parte do circuito de 29 km do Mundial. Com área de 57 hectares e vegetação típica do cerrado, o parque localizado a 3 km em relação ao centro da cidade, está recheado de belezas da natureza, como os 70 metros de altura da Cachoeira Salto do Sucuriú. É local perfeito para esportes de aventura, como trilhas, rapel, rafting e tirolesa, por exemplo.

A Copa do Mundo de Mountain Bike, realizada pela WEMBO (Organização Mundial de Mountain Bike Endurance), trouxe para Costa Rica atletas da elite internacional no masculino e feminino, como o canadense Cory Wallace, o americano Taylor Lideen, a italiana Gaia Ravaioli, o goiano radicado em Brasília, Mario Veríssimo, o britânico Andrew Howett, e o paraguaio Ernesto Rodrigues.

"Foi um fim de semana especial, um marco na história de Costa Rica, que agora coloca seu nome em destaque no esporte internacional com a realização do Mundial MTB 24h Solo”, disse o português Mario Roma, organizador do Mundial MTB 24h Solo e fundador da Brasil Ride, empresa paulista especializada em eventos de esportes de aventura.

O Centro de Eventos Ramez Tebet com área de 25 mil metros quadrados foi a arena do Mundial. Reuniu toda a infraestrutura do evento, incluindo estantes de patrocinadores, boxes dos atletas, lojas de material esportivo especializadas na modalidade de ciclismo e até praça de alimentação.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias