ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Lugares por Onde Ando

Mundial de Mountain Bike aquece o turismo e a economia em Costa Rica

Com atletas de 12 países, competição que será disputada neste sábado e domingo mostra nossas belezas naturais para o mundo

Paulo Nonato de Souza | 25/07/2019 06:23
Cachoeira no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, um dos vários atrativos turísticos em Costa Rica (Foto: Wladimir Togumi/Brasil Ride)
Cachoeira no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, um dos vários atrativos turísticos em Costa Rica (Foto: Wladimir Togumi/Brasil Ride)

A prática de esportes e suas diversas competições, seja qual for o nível, se profissional ou amador, são cada vez mais importantes para o turismo no Brasil. Estudo do Ministério do Turismo sobre características e dimensões do setor no mercado doméstico revela que 1,6 milhão de brasileiros estão viajando anualmente por conta de eventos esportivos.

Mato Grosso do Sul mostra que não está indiferente à essa tendência do mercado turístico brasileiro, e neste final de semana – sábado e domingo -, por exemplo, o município de Costa Rica, a 375 km de Campo Grande, recebe o Campeonato Mundial de Mountain Bike 24 horas Solo. A competição de alto nível internacional será disputada pela primeira vez no Brasil com 500 atletas de  18 estados brasileiros e de 12 países.

Pelas contas que normalmente fazem os organizadores de eventos esportivos, com estimativa mínima de três pessoas para cada atleta inscrito, somente a caravana da disputa do Mundial de MTB já garante o movimento de dois mil visitantes em Costa Rica, incluindo atletas, familiares e respectivas equipes, fora jornalistas credenciados, torcedores, dirigentes, patrocinadores e praticantes amadores da modalidade que irão acompanhar os dois dias de prova.

De acordo com a Brasil Ride, empresa paulista especializada na organização de eventos de esporte de aventura, o Mundial de Mountain Bike de 2019, em Costa Rica, superou o número de inscritos do Mundial de 2018, realizado na Escócia. O evento escocês teve 300 ciclistas, ou seja, 200 a menos na comparação com a competição em Mato Grosso do Sul.

A dois dias da abertura do Mundial, prevista para o próximo sábado, dia 27, a avaliação da Brasil Ride é de que o sucesso do evento não se confirma apenas no aumento do número de participantes, mas também no impacto turístico e econômico de sua realização em Costa Rica, município da região norte de Mato Grosso do Sul com 19 mil habitantes.

Nos hotéis de Costa Rica a informação é de que não há mais vagas, e nos bares e restaurantes a expectativa é de grande movimento já a partir desta quinta-feira com a chegada dos atletas e organizadores da prova. “Já não tenho disponibilidade devido ao evento do Brasil Ride. Desde o começo do ano os apartamentos foram reservados e pagos com antecedência”, disse Afonso Barbosa, recepcionista do Ives Hotel, principal hotel da cidade.

Cachoeira Salto do Majestoso, a 3 km de distância em relação ao centro da cidade de Costa Rica (Foto: Wladimir Togumi/Brasil Ride)
Cachoeira Salto do Majestoso, a 3 km de distância em relação ao centro da cidade de Costa Rica (Foto: Wladimir Togumi/Brasil Ride)

Esporte e turismo de aventura - Quem for para o Mundial de MTB 24 Horas Solo, como atleta ou não, terá a chance de conhecer as belezas naturais de Costa Rica. A cidade é cenário de rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas, tirolesas, rapel, piscinas naturais, arvorismo, rafting e trilhas em quatro parques naturais, todos abertos aos visitantes: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Lage e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

Dos quatro parques, o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú é o mais próximo da cidade. Está a 3 km de distância em relação ao centro, e lá o visitante, se quiser, pode praticar rapel e rafting, além de conhecer a Cachoeira Salto Majestoso com 64 metros de altura, um dos locais mais visitados pelos turistas.

Como chegar em Costa Rica - Partindo de Campo Grande, você segue pela BR-163 e na altura do Posto São Pedro entra na BR-060, à direita, e segue no sentido Camapuã, passa por Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, de onde serão mais 50 km até Costa Rica. A viagem de carro desde a Capital tem duração aproximada de quatro horas e meia.

SERVIÇO - Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura de Costa Rica. Telefones (67) 99964-2735 / 3247-7070.

Nos siga no Google Notícias