ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Federação e times discutem futebol em MS

Redação | 29/05/2009 17:58

Nesta tarde, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) se reuniu com representantes do esporte nos municípios do Estado para discutir as perspectivas e a estruturação do futebol em MS.

O encontrou foi realizado no Hotel Buriti, em Campo Grande e tratou de temas como a análise do futebol no interior e a questão dos campeonatos amadores.

Segundo o presidente da federação, Francisco Cezário, a iniciativa reuniu os principais representantes de times do Estado, e contou com a participação de secretários de esporte e representantes de ligas de futebol.

No encontro, enviados pelos municípios de MS apresentaram experiências que contribuíram para a profissionalização dos times, como é o caso de Itaporã, município que fica a 243 quilômetros de Campo Grande.

Com apenas sete meses nas disputas, o Itaporã já conquistou dois títulos, um pela série C e um pela B, e poderá disputar a semifinal do Campeonato Estadual pela série A. A participação será definida na partida deste domingo (31), quando o time irá enfrentar em casa o Aquidauana.

Para o gerente de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Itaporã, Nilson Pedroso, as vitórias do time são resultado de uma parceria entre o poder público e a população da cidade.

Pedroso conta que no ano passado eles realizaram um campeonato municipal, de onde selecionaram atletas para participar do estadual amador. Como foram campeões invictos na competição, receberam como prêmio a profissionalização do time.

Assim, conseguiram conquistar o título de campeões na série B do campeonato, e disputar o Estadual deste ano.

Para incentivar as melhoras do time, a secretaria propôs à Câmara de Vereadores uma lei que destina R$ 30 mil dos recursos do município para o time, todo mês. "No começo foi difícil, as pessoas não estavam acostumadas. Mas depois viram as vitórias do time e começaram a torcer", conta Nilson.

Para o gerente de esportes, a trajetória do Itaporã nos últimos meses pode ser um exemplo de como melhorar a situação dos times em todo o Estado.

Ao fim do encontro, a FFMS decidiu implantar ligas municipais de futebol nas cidades do interior, ainda neste ano.

O vice-presidente da FFMS, Marcos Antonio Tavares, afirmou que a FFMS quer estabelecer uma linha de contato com as cidades do interior, com o intuito de propor a criação das ligas de futebol. Ele citou que o Estado deve contar, atualmente, com cerca de 1,5 mil clubes que não são legalizados.

Para agilizar a implantação dessas ligas, uma equipe de apoio técnico e jurídico deverá viajar com os representantes da FFMS para as cidades e estabelecer as normas de regularização.

Nos siga no Google Notícias