ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Lagoa Itatiaia vira cenário perfeito para esporte com urbanidade e natureza

Jogos Radicais Urbanos acontecem pela primeira vez no local e preparam atletas de todo o Brasil para o Stand Up Paddle mundial

Izabela Sanchez e Clayton Neves | 17/08/2019 09:44
Raias na Lagoa Itatiaia para competição de Stand Up Paddle (Foto: Henrique Kawaminami)
Raias na Lagoa Itatiaia para competição de Stand Up Paddle (Foto: Henrique Kawaminami)

Atletas de todo Brasil de diversas idades estão juntos, na manhã deste sábado (17), para celebrar um esporte que une a radicalidade urbana com os desafios da natureza. A Lagoa Itatiaia, em Campo Grande, forneceu o cenário perfeito e é ali que a competição de Stand Up Paddle prepara os atletas para o mundial dessa modalidade de esporte.

O esporte que exige que os competidores remem em cima de uma prancha sobre a água abre a 3ª Edição dos Jogos Radicais Urbanos, com 21 categorias de Stand Up Paddle neste sábado, e continuam no domingo com a prova de Mountain Bike no Parque do Sóter, região norte da Capital, que valerá como etapa do Estadual.

Presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) Rodrigo Terra afirma que o terceiro ano dos jogos consolidam a Capital de Mato Grosso do Sul como destino certo para esportes de aventura.

“Temos a possibilidade de juntar urbanidade com natureza. Poucas cidades tem essa possibilidade e Campo Grande tem vários parques. Hoje será apresentado esse novo cenário, a Lagoa Itatiaia. Está sendo realizado o evento e não prejudica o ecossistema”, disse.

Iasmim, de 18, influenciou a irmã de 19 a entrar no esporte (Foto: Henrique Kawaminami)
Iasmim, de 18, influenciou a irmã de 19 a entrar no esporte (Foto: Henrique Kawaminami)

Uma levou a outra – Olhar a dedicação da irmã mais nova no Stand Up Paddle foi o que fez Isttesany Morais, 19, natural de Ilha Bela (SP) começar a competir pelo esporte há 5 anos. “Via minha irmã competindo e isso me chamava a atenção e entrei. O esporte mudou a minha vida. Me sinto muito feliz quando estou praticando, e o contato com a natureza é a melhor parte”, disse ela.

A jovem revela que a modalidade, que ocorre na lagoa em uma raia de 200 metros, não é bem a sua área, já que a atleta costuma competir no mar, mas o treino e a dedicação fizeram com que se sentisse preparada para competir neste sábado. “A estrutura está muito boa, as raias estão muito visíveis”, elogiou.

Foi a atleta mais nova da competição dessa edição, Iasmim Morais, de apenas 18 anos, que inspirou a irmã. Há 6 anos ela começou no esporte, por recomendação médica, já que sofre de dislexia. Antes do Stand Up Paddle, tentou futebol e ballet, mas não se encontrou. “Ninguém na minha casa fazia [esportes] e acabei trazendo a minha irmã. É uma honra ter influenciado ela”, disse.

Monica, vice-campeã de Stand Up Paddle (Foto: Henrique Kawaminami)
Monica, vice-campeã de Stand Up Paddle (Foto: Henrique Kawaminami)

Mudança radical – Vice-campeã na categoria de atletas acima dos 40, Monica Salustiano, 46, compete pela terceira vez no Stand Up Paddle e se apaixonou pelo esporte em 2016. Nadadora desde criança, foi em Corumbá, durante a competição Pantanal Extremo, que ela conheceu a modalidade.

“O esporte me trouxe muita disciplina, o contato com a natureza tira o estresse da correria do dia-a-dia, ganhei muitas amizades, passei a cuidar mais da alimentação. Foi uma mudança radical em vários aspectos da minha vida”, diz ela. A modalidade deste sábado, chamada de Sprint, mede “rapidez e explosão”, comentou a atleta, e fez com que Monica mudasse seus treinos.

“Não é muito a minha área, que é mais de distância, mas treinei muito, pelo menos 30 dias, há 20 dias específico para a modalidade Sprint, treinei musculatura e velocidade”, conta. Além de Monica, Mato Grosso do Sul está representado por mais 10 atletas. “Para mim isso é uma honra, eu sou paulista, mas sempre digo que Mato Grosso do Sul é o estado que escolhi para chamar de meu. Já representei o estado em outras competições fora do Brasil. A expectativa é de pelo menos um pódio”, contou.

Pranchas esperam para equilibrar competidores na Lagoa (Foto: Henrique Kawaminami)
Pranchas esperam para equilibrar competidores na Lagoa (Foto: Henrique Kawaminami)
Arthur é campeão mundial na modalidade. (Foto: Henrique Kawaminami)
Arthur é campeão mundial na modalidade. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com apenas 24 anos, Arthur Santacreu – natural de São José dos Campos - já é campeão mundial de Stand Up Paddle. Ele afirma que “tirar o peso” de ser campeão mundial, sendo tão jovem, foi um aprendizado. “Antes ficava muito mais nervoso em provas mais simples, tirei essa obrigação, me sentia obrigado a vencer, mas tirei esse peso das costas e hoje treino para dar o meu melhor e me divertir”, comentou.

“Sempre fui uma criança ativa e não levo o esporte como profissão e sim com amor, as vitórias vieram em consequência disso. As pessoas quando se dizem profissionais tentam controlar tudo, com objetivo de sempre vencer, mas não é uma coisa que levo pra minha vida”, emendou.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias