ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

MP recebe laudos e define liberação do Morenão para Estadual até sexta

Documentos de vistoria foram entregues nesta quarta-feira (22)

Jones Mário e Clayton Neves | 22/01/2020 11:59
Promotor Luiz Eduardo Almeida recebeu laudos no estádio universitário (Foto: Henrique Kawaminami)
Promotor Luiz Eduardo Almeida recebeu laudos no estádio universitário (Foto: Henrique Kawaminami)

O MPMS (Ministério Público Estadual) recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), laudos de vistoria do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. O titular da 43ª Promotoria de Justiça, Luiz Eduardo de Almeida, prevê examinar os documentos até sexta-feira (24) para deliberar sobre a liberação - ou impedimento - da praça esportiva para o Campeonato Estadual 2020.

A entrega simbólica dos laudos de segurança, prevenção e combate a incêndio e pânico, e vigilância sanitária foi realizada no próprio Morenão, com presença de representantes da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), PM (Polícia Militar), Corpo de Bombeiros e governo estadual.

“Ao que consta, está tudo ok”, disse Almeida. “Estou otimista. Venho conversando, dialogando e trabalhando junto. As informações que tenho são que as correções foram feitas, mas as informações oficiais estão nos laudos e a decisão será tomada em cima deles”, completou o promotor.

O único laudo - entre os quatro exigidos pelo Estatuto do Torcedor - com validade vigente no Morenão é o de engenharia. O documento expira em janeiro de 2021.

O MPMS só libera a praça esportiva para o Campeonato Estadual após todos os laudos entregues.

Obras na esplanada de acesso da praça esportiva foram finalizadas pela UFMS (Foto: Henrique Kawaminami)
Obras na esplanada de acesso da praça esportiva foram finalizadas pela UFMS (Foto: Henrique Kawaminami)

Exigidas pela autarquia, as obras de readequação no estádio foram custeadas pela FFMS, que aplicou R$ 120 mil em correções estruturais, hidráulica e elétrica. Problemas de infiltração na marquise também foram minimizados.

Polícia Militar - A PM havia vistoriado o Morenão há uma semana, mas encontrou pendências e adiou a emissão do laudo. Foram verificados problemas em salas e entulho de obras em frente ao estádio.

Segundo o comandante da corporação, Waldir Acosta, as pendências foram regularizadas “e tudo está de acordo para manter a segurança de torcedores, jogadores e árbitros”.

Tocadas pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), as obras na esplanada de acesso às rampas da praça esportiva foram finalizadas. Os reparos custaram R$ 300 mil dos cofres da instituição.

Bombeiros sugeriram capacidade máxima liberada de 10 mil torcedores (Foto: Henrique Kawaminami)
Bombeiros sugeriram capacidade máxima liberada de 10 mil torcedores (Foto: Henrique Kawaminami)

Capacidade - O Corpo de Bombeiros, responsável pela emissão do laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico, sugeriu no documento capacidade máxima liberada de 10 mil torcedores para o Morenão.

Como é feito desde 2017, quando o estádio voltou a ser usado para o futebol estadual, apenas o lado coberto tem aval para comportar torcedores. Os Bombeiros reforçaram que o acesso à parte descoberta será trancado.

A corporação revelou que extintores e barras antipânico foram trocados, luzes de emergência substituídas e alarme de incêndio reparado.

Dupla - Presidente da FFMS, Francisco Cezário alegou que “Comercial e Operário precisam jogar em seu estádio, caso contrário tem que jogar fora de Campo Grande e isso inviabiliza a participação das equipes no campeonato”.

O Colorado tem compromisso agendado para o dia 1º de fevereiro, quando recebe o Águia Negra. No dia seguinte, é a vez do Galo estrear no Estadual, em casa, diante do Pontaporanense.

O campeonato começa nesta quarta-feira, com confronto entre Águia Negra e Pontaporanense às 20h15min, no Ninho da Águia, em Rio Brilhante.

Nos siga no Google Notícias