ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Palmeiras, Barcelona e São Paulo são os campeões da 58ª Copa da Madrugada

Edição do torneio prestou homenagem a Norberto Santiago, que foi a campo no título da categoria Super Máster; também houve premiação por desempenhos individuais

Humberto Marques e Mirian Machado | 28/04/2019 14:16
Copa da Madrugada, um dos torneios mais tradicional do esporte amador, definiu vencedores neste domingo.  (Foto: Paulo Francis)
Copa da Madrugada, um dos torneios mais tradicional do esporte amador, definiu vencedores neste domingo. (Foto: Paulo Francis)

Foram definidos neste domingo (28) os campeões da 58ª edição da Copa da Madrugada do Rádio Clube de Campo Grande. O torneio, um dos mais tradicionais do esporte amador do Estado e que está entre os mais longevos do Brasil (disputado em 44 anos seguidos), viu as equipes do Palmeiras, Barcelona e São Paulo vencerem seus compromissos e faturarem os canecos, respectivamente, nas categorias Super Máster, Master e Livre.

No primeiro jogo do dia, pela manhã, o Palmeiras, organizado por Lauredi Sandim, venceu o Servan por 2 a 0 –gols de Fernando Magno Flores e Paulo Lino Canazarro. O título na Super Master (para jogadores com mais de 55 anos) foi bastante festejado pelos competidores, em especial pelo atleta Norberto Magno Santiago, 70, grande homenageado na 58ª Copa.

“Quero agradecer a todos porque isso tem um valor imensurável para mim”, afirmou Norberto, para quem praticar esportes “é um prazer”. Filiado ao Rádio Clube há 40 anos, ele disse que há 20 ele participa da Copa da Madrugada.

Na sequência, pela Master (com jogadores de 39 a 54 anos), o Barcelona goleou o Tottenham por 5 a 1. Ricardo Westin Lemos, duas vezes, e Edmar Faquini, Marcelo Paulino da Silva e Alexandre Romani Patussi anotaram os tentos do Barça; enquanto Gerson Moura deixou o gol do homônimo do clube inglês.

A disputa da categoria Livre (14 a 38 anos) começou às 10h, reunindo São Paulo e Flamengo. A vitória ficou com o primeiro, que venceu por 1 a 0. O gol do título foi anotado por Rafael Medeiros Duarte.

Noberto, de 70 anos, foi o grande homenageado nesta edição do torneio.  (Foto: Paulo Francis)
Noberto, de 70 anos, foi o grande homenageado nesta edição do torneio. (Foto: Paulo Francis)
Segundo presidente do Rádio Clube, Renato Pereira, Copa da Madrugada é competição mais antiga do Brasil. (Foto: Paulo Francis)
Segundo presidente do Rádio Clube, Renato Pereira, Copa da Madrugada é competição mais antiga do Brasil. (Foto: Paulo Francis)

Além da disputa entre clubes, a Copa da Madrugada também premia os atletas, que pontuam em rankings individuais a partir do seu desempenho em cada disputa. A Melhor Campanha apontou como vencedores Ronaldo José Gaeta da Cunha (Super Master, 39 pontos), Aníbal Alves Roberto (Master, 37) e Alexander dos Santos Aristimunho (Livre, 39).

Já a Artilharia ficou com Paulo Canazarro (Super Master, 9 gols), Gerson Moura (Master, 6) e Jansen Moussa (Livre, 8).

Tradição – A Copa da Madrugada começou a ser disputada na década de 1970. O nome é uma referência ao fato de que, para garantirem participação nas disputas, os atletas tinham de chegar antes do sol nascer. Hoje, a lista dos times são elaboradas a partir das 5h.

“Antigamente os sócios chegavam à 1h, 2h, para se inscrever. Mas hoje, como temos internet e celular, o pessoal faz as inscrições por aí e não precisa mais virem tão cedo”, afirmou Renato Pereira, presidente do Rádio Clube, reiterando ser a Copa da Madrugada “a competição mais antiga do Brasil”.

“É para associados e convidados, mas o legal é ver a velha guarda aqui. Gente que jogava naquela época (no começo do torneio) ainda joga hoje. Mas a diferença é que também está vindo gente nova”, comemorou o dirigente.

“Nunca paramos com os jogos, que acontecem desde a década de 1970”, emendou Luís Naime, gerente de Esportes do Rádio. Ele afirma que o torneio, o mais famoso da instituição, é um dos três que integram o calendário esportivo dos associados –a Copa da Madrugada ocorre entre fevereiro e abril; de junho a agosto é a vez da Copa Sabadão; e de setembro a novembro, ocorre a Copa Entardecer. “Os jogos são uma motivação a mais para os associados”.

A disputa deste ano começou em 24 de fevereiro, reunindo cerca de 250 atletas sempre nas manhãs de domingo. Os 20 atletas mais pontuados nas categorias Livre e Máster e os 40 melhores da Super Máster avançaram para as finais após oito rodadas.

Prêmios e medalhas da Copa da Madrugada, que  começou em fevereiro e reuniu 250 atletas. (Foto: Paulo Francis)
Prêmios e medalhas da Copa da Madrugada, que começou em fevereiro e reuniu 250 atletas. (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias