A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018

26/05/2017 16:42

Paratletas buscam vaga em campeonato nacional no fim de semana

Amanda Bogo
Paratletas do Ismac durante jogo (Foto: Arquivo Pessoal)Paratletas do Ismac durante jogo (Foto: Arquivo Pessoal)

Equipes do Ismac (Instituto Sul Mato Grossense Para Cegos) Florivaldo Vargas, de Campo Grande, participam entre os dias 02 a 04 de junho do Campeonato de Goallball em Rondonópolis (MT). A organização é da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). 

A modalidade foi criada para pessoas com deficiência visual e hoje é praticada como esporte de alto rendimento. Há diversas competições pelo país divididas em 1ª e 2ª divisões. No Ismac praticam atletas do sexo feminino e masculino com idade entre 22 até 43 anos, de acordo com o técnico Éric Montenegro.

“São pessoas que nasceram cegas ou perderam a visão e se reabilitaram por meio do esporte, encontraram um meio de viver. Temos vários casos assim”, contou.

Conforme Montenegro, a etapa regional classifica os paratletas para o campeonato brasileiro, que será realizado em Brasília no mês de novembro. Buscando uma das três vagas, ambos os times tem seus destaques.

“O destaque do time feminino é a Denilce, pivô que jogou pela seleção brasileira, e o Marcelino, que é campo-grandense mas estava morando em Brasília e jogando lá. Temos campeões e vamos em busca da classificação”.

Participam da fase regional sete equipes femininas e nove masculinas, cada uma composta por seis jogadores.

Goalball - A dinâmica do goalball é simples. Cada time é composto por três atletas que lançam bolas um contra o outro de forma alternada. O objetivo é marcar gols no adversários. Participam jogadores cegos e de baixa visão sempre vendados.

Abaixo você assiste a um vídeo onde mostra o treino dos jogadores do Ismac. 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions