ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Pelo amor ao futebol, “velha guarda” se reúne para lembrar antigo estádio

O Memorial Esportivo será um espaço destinado a história do local que já foi o principal estádio da cidade, o Belmar Fidalgo

Geisy Garnes e Kleber Clajus | 10/06/2018 16:22
A manhã de domingo foi marcada por reencontro e boas histórias (Foto: Paulo Francis)
A manhã de domingo foi marcada por reencontro e boas histórias (Foto: Paulo Francis)

Uma manhã marcada por boas histórias e reencontros. Foi assim que esse domingo (10) começou para 19 ex-atletas, massagistas e até jornalistas, que viveram os “anos de ouro” do futebol campo-grandense no antigo estádio Belmar Fidalgo, no Centro da Capital.

O encontro foi a primeira etapa da gravação do material que será exibido no Memorial Esportivo - espaço destinado a história do local que já foi o principal estádio da cidade e previsto para inaugurar em agosto - e reuniu nomes fizeram histórias nos campos, hoje transformados na praça Belmar Fidalgo.

Entre o grupo, Sergio Roberto Alves, de 69 anos, ex-jogador do Operário Futebol Clube, lembra que foi em um jogo contra o Comercial nos gramados do Belmar Fidalgo, em 1968, que quase perdeu a vida ao dividir uma bola com o goleiro do time adversário. “Subi para tentar tirar a bola para a lateral e o goleiro acertou a mão no meu rosto”, contou.

A “pancada” deixou Alves inconsciente e o socorro veio do time adversário. Massagista do Comercial na época, Nilton Mattos, de 67 anos, correu para ajudar o jogador, que chegou a convulsionar. “Profissionalmente entreguei tudo, estaquei a hemorragia, porque ele tinha quebrado um dente, e levamos 15 minutos reanimando ele até a primeira respirada. Lembro da manchete do jornal no outro dia: O herói da tarde”, reviveu Nilton.

O grupo aproveitou para bater uma bolinha juntos (Foto: Paulo Francis)
O grupo aproveitou para bater uma bolinha juntos (Foto: Paulo Francis)
Projeto do Memorial Esportivo (Foto: Paulo Francis)
Projeto do Memorial Esportivo (Foto: Paulo Francis)

O agradecimento por ter tido a vida salva pelo massagista veio ainda em dentro de campo, com um abraço, afirmou Alves. A praça foi um estádio até a década de 80 e além de grandes ídolos locais, recebeu um dos maiores jogadores da história brasileira, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quem acompanhava os jogos ali, também teve a honra de ver pessoalmente os dribles desconcertantes de Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha. Como massagista, Nilton atendeu o ídolo e chegou a tirar uma foto para registrar o momento, mas a lembrança foi levada durante um furto em sua casa, deixando o encontro histórico só na memória.

O educador físico e criador do curso de Educação Física na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), João Batista Ferreira, de 74 anos, assistiu às partidas no Belmar Fidalgo por dois anos e fez os primeiros registros da transição do futebol amador para o profissional.

Para ele, o encontro simboliza muito mais que a troca de experiência, mas também satisfação do reconhecimento de um trabalho histórico realizado pelas pessoas que viveram naquela época. Segundo o coordenador do projeto, Rafael Presotto, a ideia do evento desta manhã é reunir diferentes depoimentos, para assim recuperar a memória esportiva do futebol em Campo Grande.

Memorial Esportivo vai expor ainda camisas dos dois maiores times da Capital, Operário e Comercial, troféus, medalhas, chuteiras, bolas e flâmulas, doadas pelos próprios atletas.

Funesp (Fundação Municipal de Esportes), ainda conta com doações de livros, periódicos, catálogos, teses, artigos, materiais áudio visuais, que ajudem a contar a história do futebol na cidade entre os anos de 1933 e 1987, período que o antigo estádio funcionou. A construção do Memorial e revitalização da Praça começaram no dia 4 de abril e devem terminar em agosto.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias