Ranking da CBF garante ao Operário vaga direta na 2ª fase da Copa do Brasil
A vantagem deixa o atual campeão do estadual sul-mato-grossense mais próximo das etapas com maiores premiações

O Operário Futebol Clube começará sua trajetória na Copa do Brasil de 2026 diretamente na segunda fase da competição, benefício garantido pelo bom posicionamento no Ranking Nacional de Clubes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Operário Futebol Clube garantiu vaga direta na segunda fase da Copa do Brasil 2026 devido ao seu bom desempenho no Ranking Nacional de Clubes da CBF. O time sul-mato-grossense está entre os 74 melhores colocados, enquanto Pantanal e Ivinhema, também do estado, disputarão a primeira fase. A competição terá nove fases, com novidades como a final em jogo único. A edição de 2026 terá formato ampliado, com mais participantes e fases eliminatórias. Clubes da Série A só entram na quinta fase. A primeira fase começa em 18 de fevereiro, e a segunda, em 25 de fevereiro, com o Operário. As mudanças visam democratizar o acesso e fortalecer o futebol nacional.
A equipe sul-mato-grossense está entre os 74 clubes mais bem colocados no ranking entre as 102 equipes que conquistaram vaga no torneio por meio dos campeonatos estaduais.
- Leia Também
- Naviraiense e Ivinhema estreiam na Copinha neste fim de semana
- Peão de MS começa disputa pelo 4º título mundial em “temporada muito especial”
Mato Grosso do Sul terá três representantes na Copa do Brasil: Futebol Clube Pantanal, Ivinhema Futebol Clube e Operário Futebol Clube. Desses, Pantanal e Ivinhema entram na primeira fase da competição por estarem entre os 28 clubes piores colocados no ranking da CBF que se classificaram para o torneio nacional.
O Operário, por sua vez, ganha vantagem no calendário e estreia apenas na etapa seguinte.
A edição de 2026 da Copa do Brasil terá um formato ampliado. Com o aumento no número de participantes, a competição passa a contar com nove fases eliminatórias, duas a mais em relação a este ano.
A primeira fase reunirá exclusivamente os 28 clubes com pior colocação no Ranking da CBF. Os 14 vencedores avançam e se juntam a outros 72 times que entram diretamente na segunda fase, entre eles o Operário.
Na terceira fase, a competição ganha ainda mais peso com a entrada dos campeões da Copa Verde, da Série C, da Série D e da Copa do Nordeste, que, neste caso, o Confiança herdou a vaga do Bahia. Essas equipes se unem aos 44 classificados das fases anteriores.
Já os clubes que disputarão a Série A em 2026 só entram na Copa do Brasil a partir da quinta fase, quando restarem apenas 12 equipes. É a partir dessa etapa que os confrontos passam a ser em jogos de ida e volta, formato que segue até a semifinal. A final será disputada em jogo único, novidade histórica, tornando a edição de 2026 a primeira nesse modelo decisivo.
A primeira fase da Copa do Brasil está marcada para começar no dia 18 de fevereiro, com jogos envolvendo Ivinhema e Pantanal. Já a segunda fase, que marca a estreia do Operário na competição, tem início previsto para o dia 25 de fevereiro.
Tanto a primeira quanto a segunda fase serão disputadas em jogo único e, em caso de empate, a decisão da vaga será definida nos pênaltis.
O aumento no número de vagas destinadas a Mato Grosso do Sul, que passa de dois para três representantes, faz parte do Novo Calendário do Futebol Brasileiro.
A mudança foi anunciada pela CBF em 1º de outubro de 2025 e tem como objetivo ampliar a participação de clubes, dar maior representatividade aos estados, democratizar o acesso às competições nacionais e fortalecer o futebol em todas as regiões do país.

