ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Sem time, aniversário de 74 anos do Operário passa em branco

Gabriel Neris | 21/08/2012 18:18

Última partida oficial do Galo foi no dia 25 de maio de 2011, contra o MS Saad, pelo Campeonato Estadual

Operário perdeu sede e não disputa competições oficiais desde maio de 2011 (Fotos: Simão Nogueira)
Operário perdeu sede e não disputa competições oficiais desde maio de 2011 (Fotos: Simão Nogueira)

Dez vezes campeão estadual, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro e campeão da Copa União, em 1987. O orgulho do torcedor do Operário Futebol Clube desaparece junto com a ausência do time dos gramados sul-mato-grossenses. Hoje (21) o clube deveria comemorar 74 anos de fundação.

A última partida oficial do Galo foi no dia 25 de maio de 2011, contra o MS Saad. A partida decretou o rebaixamento, pela segunda vez, para a segunda divisão do Campeonato Estadual.

A época de ouro do clube foi em 1977 quando alcançou o terceiro colocado no Brasileirão. Na comissão técnica estava Willian Puia, então preparador físico, que está passando a semana no município de Ribeirão Cascalheira (MT).

Puia confessou que não passava pela sua cabeça o dia 21 de agosto. “Quem viu o futebol como eu vi, sente com tristeza”, lamenta.

Antiga sede do Operário está abandonada na Vila Popular
Antiga sede do Operário está abandonada na Vila Popular

“Antigamente, o Campeonato Brasileiro era dez vezes melhor. Tinha uma série só. Me recordo que a gente saia cedo da sede na Bandeirantes, e tinha que chegar duas horas antes do jogo na Costa e Silva porque lá já tinha congestionamento”, recorda o preparador físico.

O título do Brasileirão não veio, porém o torcedor operariano comemorou, e muito, a conquista da Copa União no Módulo Branco, em 1987. A competição equivale à terceira divisão do futebol nacional.

Quem teve a honra de levantar o troféu foi Celso Zottino. Ex-zagueiro do Operário, Zottino conta que em 1977 estava na categoria juvenil, e foi promovido três anos depois pelo técnico Carlos Castilho, comandante do título brasileiro.

“Encontro o pessoal no Morenão e fico até emocionado. A gente jogava sempre com casa cheia. Em 1986, teve um quadrangular com Operário, Palmeiras, Internacional e Corinthians. Terminou em segundo”, destaca.

“O torcedor sabia que ia assistir bons espetáculos. Campo Grande merecia ter um clube na Série A”, finaliza Willian Puia.

Nos siga no Google Notícias