A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

21/08/2012 18:18

Sem time, aniversário de 74 anos do Operário passa em branco

Gabriel Neris

Última partida oficial do Galo foi no dia 25 de maio de 2011, contra o MS Saad, pelo Campeonato Estadual

Operário perdeu sede e não disputa competições oficiais desde maio de 2011 (Fotos: Simão Nogueira)Operário perdeu sede e não disputa competições oficiais desde maio de 2011 (Fotos: Simão Nogueira)

Dez vezes campeão estadual, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro e campeão da Copa União, em 1987. O orgulho do torcedor do Operário Futebol Clube desaparece junto com a ausência do time dos gramados sul-mato-grossenses. Hoje (21) o clube deveria comemorar 74 anos de fundação.

A última partida oficial do Galo foi no dia 25 de maio de 2011, contra o MS Saad. A partida decretou o rebaixamento, pela segunda vez, para a segunda divisão do Campeonato Estadual.

A época de ouro do clube foi em 1977 quando alcançou o terceiro colocado no Brasileirão. Na comissão técnica estava Willian Puia, então preparador físico, que está passando a semana no município de Ribeirão Cascalheira (MT).

Puia confessou que não passava pela sua cabeça o dia 21 de agosto. “Quem viu o futebol como eu vi, sente com tristeza”, lamenta.

Antiga sede do Operário está abandonada na Vila PopularAntiga sede do Operário está abandonada na Vila Popular

“Antigamente, o Campeonato Brasileiro era dez vezes melhor. Tinha uma série só. Me recordo que a gente saia cedo da sede na Bandeirantes, e tinha que chegar duas horas antes do jogo na Costa e Silva porque lá já tinha congestionamento”, recorda o preparador físico.

O título do Brasileirão não veio, porém o torcedor operariano comemorou, e muito, a conquista da Copa União no Módulo Branco, em 1987. A competição equivale à terceira divisão do futebol nacional.

Quem teve a honra de levantar o troféu foi Celso Zottino. Ex-zagueiro do Operário, Zottino conta que em 1977 estava na categoria juvenil, e foi promovido três anos depois pelo técnico Carlos Castilho, comandante do título brasileiro.

“Encontro o pessoal no Morenão e fico até emocionado. A gente jogava sempre com casa cheia. Em 1986, teve um quadrangular com Operário, Palmeiras, Internacional e Corinthians. Terminou em segundo”, destaca.

“O torcedor sabia que ia assistir bons espetáculos. Campo Grande merecia ter um clube na Série A”, finaliza Willian Puia.



O operario MORREU!!! mas o GALO ta vivo e vem ai. Basta olhar o NOVOPERARIO - apesar do pessimo nome, tem tudo para subir este ano, disputar a primeira divisao estadual ano que vem e quem sabe um brasileiro serie D no ano da copa. RECOMECO, essa e a palavra. AVANTE GALO NOVO QUE O VELHO TA DEPENADO!!!!
 
ROBERTO MACHADO em 22/08/2012 09:47:23
Pessoal, ai vai o de 1977 - Manga, Paulinho, Silveira, Biluca e Escurinho, na meia...
Edson Soares Marinho e Roberto Cesar, Tadeu Santos Everaldo e Peri
 
Anibal Miranda em 22/08/2012 05:53:08
Pessoal, realmente é lastimavel e triste o estado do futebol de Campo Grande..
Eu, como torcedor operariano, fico mais triste ainda, só para lembrar os saudosistas da época áurea do futebol do Operário, vai aqui o melhor time do centro oeste na minha humilde opiniao.. que foi o de 1976 (Rui, Paulinho, Marião, Luiz Carlos e Da Silva, Liminha, Serginho e Dante na frente Zé Carlos, Everaldo e Peri.
 
Anibal Fernandes em 22/08/2012 05:50:03
TAMBÉM SINTO SAUDADES DO GRANDE OPERÁRIO, QUE TEVE ESTRELAS COMO NATÁLIO, ZÉ ITO, TADEU MACRINI, DANTE, TONINHO GUERREIRO, PARANÁ,
BILUCA, MARIÃO, E A ALEGRIA DA TORCIDA, O VALENTE PONTEIRO DIREITO ZÉ CARLOS "DA VÉIA", SEM FALAR NO CRAQUE ARTURZINHO, E MUITOS OUTROS, QUE, INFELIZMENTE FAZEM PARTE DAS GLÓRIAS DO PASSADO. POBRES DE NÓS TORCEDORES QUE NÃO TEMOS MAIS FUTEBOL DE PONTA EM NOSSO ESTADO.
 
WALTER AYALA em 22/08/2012 04:20:58
Os times da capital, como Operario e Comercial, sofrem com a falta de patrocinio. Porque as empresas locais não investem????????
 
fernando cesco em 22/08/2012 02:30:00
SE EU FOSSE EMPRESÁRIO TRARIA O OPERÁRIO PRA TRÊS LAGOAS PATROCINADO PELA PETROBRAS E O MIXTO PELO FRIBIA E ELDORADO , AI SEGURA NOSSO FUTEBOL , E O OUTRO SONHO RESSUCITAR O ANDRADINA FUTEBOL CLUBE ( ELOI , PLINIO, PIRIQUITO, BASILIO , LAURO , CRUZ , LAURO, PAULO SERGIO , FABIRICIO CARVALHO , BRUNO RODRIGO , JOSÉ RENATO ETC ) FOGUETE DA NOROESTE TUDO UTOPIA DA MINHA PARTE , MAS TALVEZ
 
JOÃO RAMOS em 21/08/2012 09:39:35
E lamentável a situação do "Galo", aprendi a gostar desse time quando em 1974, entrei pela primeira vez no Morenão e vislumbrado com o estádio com a grama verdinha e iluminação adequada, assisti um amistoso entre o OFC e o Cerro Portenho do Paraguay. Ex-diretores aguardam decisão judicial num processo contra a Diretoria e Tony Vieira, mas, peço a ele que renuncie e deixe outras pessoas levantá-lo.
 
Melo Irmão em 21/08/2012 09:03:20
Ooo peee raio oo, ooo peee rario oo, garra, amor e tradição, operário é o campeão....
 
Ricardo Simon em 21/08/2012 08:32:07
Sou de São paulo ,mais qdo vim para Campo Grande já conhecia o Operário FC,e já sabia para qual time iria torcer,pena q Campo Grande nunca apoiou o futebol por isso que está assim nas mãos de uma federação q não serve prá nada...infelismente
 
odevair de brito oliveira em 21/08/2012 07:14:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions