ACOMPANHE-NOS    
JULHO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Sérvia vence a Costa a Rica por 1 a 0 e, por enquanto, lidera grupo do Brasil

Gol de falta de Kolarov garante vitória de elenco sérvio em jogo que começou truncado mas terminou dominado por europeus

Por Humberto Marques | 17/06/2018 10:02
Com resultado, sérvios vão garantindo a liderança, ainda que provisória, do grupo do Brasil. (Fotos: Fifa/Divulgação)
Com resultado, sérvios vão garantindo a liderança, ainda que provisória, do grupo do Brasil. (Fotos: Fifa/Divulgação)

Com propostas de jogo diferentes, Costa Rica e Sérvia mostraram o que pode dar trabalho à Seleção Brasileira nas próximas rodadas do Grupo E da Copa da Rússia. As duas equipes foram a campo em Samara na manhã deste domingo, com vitória dos europeus por 1 a 0, em um jogo truncado na etapa inicial, que chegou a arrancar vaias da torcida, e que acabou com domínio do elenco europeu.

Mais assanhados no ataque, os sérvios dominaram o primeiro tempo, embora tenham sofrido mais com os contra-ataques. Com mais de 60% de posse de bola durante a partida, o elenco europeu soube envolver os latinos, a quem restou procurar espaços. No fim do primeiro tempo, Milinkovic-Savic encantou a torcida no final com uma meia-bicicleta –o lance, porém, foi paralisado por impedimento. Até então, foram cinco finalizações costa-riquenhas e três sérias.

O cenário resumia bem o que se viu em campo: a Sérvia pressionando e a Costa Rica aproveitando espaços. Na etapa final, porém, o domínio sérvio começou a ser desenhado logo no começo: Milinkovic-Savic tocou para Mitrovic na área logo aos 4min, forçando o goleiro Navas a se esticar para evitar o tento.

Seis minutos depois, porém, Mitrovic foi calçado à direita da intermediária. Cartão amarelo para o volante Gusmán e, na cobrança da falta, a Sérvia anotou o tento com Kolarov, em um belo chute.

A Costa Rica ainda ensaiou alguma reação em campo, porém, acabou envolvida pelos adversários –que deixaram o campo reclamando de um pênalti aos 41min, em Mitrovic. Aos 48min, Matic se estranhou com integrantes da comissão técnica da Costa Rica, que segurou a bola e retardou cobrança do lateral, em uma das primeiras confusões da Copa.

Com o resultado, a Sérvia larga na frente do grupo do Brasil, que precisará mais do que uma vitória simples para se garantir na liderança da chave logo na etapa inicial. A Costa Rica segue na lanterna e terá pela frente o Brasil na próxima sexta-feira (23), em São Petersburgo, às 8h (de MS). No mesmo dia, os sérvios encaram os suíços em Kaliningrado.

Derrotados na estreia, costa-riquenhos terão pela frente o Brasil na sexta (23)
Derrotados na estreia, costa-riquenhos terão pela frente o Brasil na sexta (23)