ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Treinadores passam por reciclagem para aplicar novos métodos a 1,8 mil alunos

Escola Pública de Futebol atende crianças e adolescentes em mais de 15 núcleos espalhados por Campo Grande

Gabriel Neris | 04/09/2019 16:10
Ex-jogadores de MS em conversa descontraída no campo do Belmar Fidalgo (Foto: Paulo Francis)
Ex-jogadores de MS em conversa descontraída no campo do Belmar Fidalgo (Foto: Paulo Francis)

Ex-jogadores e ídolos que marcaram época nas décadas de 1970 a 1990 no Morenão, hoje se dedicam a ensinar dentro de campo as novas gerações. Agora, os treinadores da Escola Pública de Futebol passam por momento de aprendizagem para aplicar novos métodos aos mais de 1,8 mil crianças e adolescentes atendidos pelo projeto em Campo Grande.

Os responsáveis por cada um dos mais de 15 núcleos espalhados pela Capital estão recebendo dicas e orientações que serão desenvolvidas simultaneamente. Assim, quando o aluno chegar a seleção formada pelo projeto, já terá passado pela mesma rotina de treinos que os outros colegas.

André Chita foi jogador e ajudará treinadores a aplicarem métodos aos alunos (Foto: Paulo Francis)
André Chita foi jogador e ajudará treinadores a aplicarem métodos aos alunos (Foto: Paulo Francis)

“Vamos unificar a aplicabilidade das aulas. É como se fosse um plano curricular, por exemplo, serão dois meses de treinamento, minis-jogos, vamos melhorar a qualificação das escolas. É um alinhamento das unidades”, explica André Chita, ex-jogador responsável pelo trabalho aplicado junto aos treinadores.

André aposta na experiência de quatro anos trabalhando nos Emirados Árabes e também no curso de Gestão Esportiva, ainda em prática, na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Também exalta o fato de trabalhar com ex-jogadores que fizeram história no futebol sul-mato-grossense. “É um canhão que eles têm nas mãos. Aqui está a história do futebol, cansei de vê-los no Morenão”, brinca.

Copeu conta com tentou treinar profissionais durante dez anos (Foto: Paulo Francis)
Copeu conta com tentou treinar profissionais durante dez anos (Foto: Paulo Francis)

Para o experiente Copeu, de 76 anos, será mais uma oportunidade para continuar trabalhando com a meninada. Ele diz que depois de dez anos tentando ser técnico profissional, decidiu se dedicar aos mais novos e não se arrepende.

“Não tem comparação, é muito mais fácil [treinar as crianças]. Eles obedecem, há o respeito, o carinho. Falo para eles aproveitarem que têm apoio dos pais, do treinador. O que eles têm hoje, eu praticamente não tive”, compara.

Para Paulinho Rezende, que também já foi treinador profissional de clubes do Estado, a novidade aumentará a chance de algum craque descoberto no projeto despontar em algum grande time nacional. “Vamos revelar os meninos para o profissional”, destaca.

O técnico também conta que prefere se dedicar as categorias de base, atualmente. “Na base dá o norte do jeito que você quer. Mas também precisa ter disciplina, estar bem no colégio, nota boa, ter o respeito, aí sim treinamos dentro de campo”, conta.

Nos siga no Google Notícias