ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 18º

Esportes

Três-lagoaense vai jogar em liga universitária de basquete dos EUA

Jovem de 19 anos terá a oportunidade de disputar a NJCAA, especial para os Junior Colleges

Por Nyelder Rodrigues | 26/09/2020 19:50
Luana Nascimento estava em Santa Catarina e agora vai para os EUA (Foto: Reprodução)
Luana Nascimento estava em Santa Catarina e agora vai para os EUA (Foto: Reprodução)

A três-lagoense Luana Kelly do Nascimento terá em breve uma oportunidade única: jogar basquete em uma liga universitária dos Estados Unidos. Revelada em projeto esportivo da Escola Municipal Parque São Carlos, em Três Lagoas mesmo, a atleta de 19 anos agora deve defender a camisa do ICC (Independence Community College), no Estado do Kansas.

O time disputa a NJCAA (sigla que já traduzida para o português é Associação Nacional de Atletas Juniores Universitários), destinado para instituições que oferecem os dois primeiros anos de faculdade, as chamadas Junior Colleges.

"O convite veio oficialmente agora no mês de setembro. É uma visibilidade incrível, que qualquer garota da minha idade gostaria de receber. É uma oportunidade muito boa de mostrar minhas habilidades e de destacar o basquete feminino brasileiro nos Estados Unidos. Espero me consolidar por lá", diz Luana.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a temporada da NJCAA começará apenas em janeiro do ano que vem. A expectativa, segundo Luana, é que após a emissão do visto americano de estudante, ela consiga ir para os EUA já em dezembro.

Entre suas principais características em quadra estão a infiltração no garrafão, capacidade defensiva e explosão nos saltos. Luana é ala e iniciou no basquete aos 13 anos, aprendendo os primeiros fundamentos sob o comando do técnico Ronaldo Pires da Costa, um dos beneficiados pelo projeto Bolsa Técnico, do Governo do Estado.

Em 2014, ela venceu o Campeonato Estadual Sub-15. No ano seguinte, faturou o título dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul na categoria etária de 12 a 14 anos. Por ter sido campeã da fase estadual, a equipe de Luana levou, no mesmo ano, o nome de Mato Grosso do Sul aos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza (CE).

Após se destacar, ela foi chamada para jogar no interior de São Paulo, pelo Tupã Basquete, atuando em várias competições. De lá, ela foi para o Leoas da Serra, de Lages (SC), onde permaneceu até ser convidada para jogar nos EUA.


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário