ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Triatletas de MS se preparam para competir no Ironman 70.3 na Espanha

Os amigos Henrique Falcão e Felipe Mossin treinaram todos os dias, mais de 16 horas por semana, para a prova

Por Ketlen Gomes | 07/11/2025 16:47
Triatletas de MS se preparam para competir no Ironman 70.3 na Espanha
O médico Felipe Mossin vai competir o mundial Ironman 70.3 na Espanha, neste domingo (9). (Foto: Arquivo Pessoal)

Com cerca de 16 horas semanais de treinos, os amigos Henrique Manoel Falcão, de 34 anos, e Felipe Mossin, de 38 anos, irão disputar o Ironman 70.3 em Marbella, na Espanha, neste final de semana. Os triatletas de Mato Grosso do Sul percorrerão 21,2 km de corrida, 90 km de ciclismo e 1,9 km de natação, totalizando aproximadamente 113 km.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Triatletas de Mato Grosso do Sul, Henrique Falcão e Felipe Mossin, participarão do Ironman 70.3 em Marbella, Espanha, neste fim de semana. A competição inclui 21,2 km de corrida, 90 km de ciclismo e 1,9 km de natação, totalizando 113 km. Os atletas dedicam até 20 horas semanais aos treinos, equilibrando vida pessoal e profissional. Além deles, Tiago Bunning Mendes, Hilario Borges e Alvanis Cardozo Xavier também representarão Campo Grande na competição, que pode garantir vagas para o Ironman completo.

Henrique Falcão, bombeiro militar e professor de educação física, explica que um dos principais objetivos da dupla é a classificação para o Mundial do Ironman, já que a prova de Marbella é metade da distância total da competição.

“Não há um dia na semana em que eu e meus colegas não treinemos. Chegamos a picos de 20 horas de treino e, para o Full Ironman, nossa preparação chega a 24 horas semanais de atividades físicas”, conta Henrique, ressaltando o intenso regime de treinos que inclui uma combinação de dias mais leves e mais fortes.

Ele ainda destaca que a maior dificuldade para os triatletas está em equilibrar a rotina de treinos com a vida pessoal, a família e o trabalho. “Acredito que o maior desafio seja essa divisão de tempo. Quando você consegue ajustar bem a rotina, tudo flui”, comenta Henrique.

Para participar do Ironman 70.3, é necessário que os atletas se classifiquem previamente em uma etapa regional da competição. A prova em Marbella, além de ser o campeonato mundial da categoria, também garante vagas para o Ironman completo, que consiste em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida.

Triatletas de MS se preparam para competir no Ironman 70.3 na Espanha
Henrique Falcão informa que uma de suas metas na prova é a classificação para o Full Ironman. (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Mossin, médico radiologista e também participante do Ironman 70.3, explica que o esporte foi fundamental para lidar com suas crises de ansiedade. Felipe iniciou a prática de corrida em 2018 como forma de tratamento para a doença. Anos depois, passou a acompanhar o pai em algumas provas de ciclismo e o que era para ser um momento em família se tornou mais uma paixão para o médico.

Embora os dois amigos tenham começado a praticar o triatlon em momentos diferentes, ambos tiveram motivações pessoais distintas para se dedicar ao esporte. Após o nascimento de seu filho, em 2020, Henrique buscou algo diferente dos exercícios de academia. Como já praticava natação, corrida e ciclismo separadamente, decidiu juntar as atividades e se inscrever no triatlon.

Felipe, por outro lado, se inspirou ao ver algumas provas de triatlon na televisão e resolveu enfrentar o desafio do Ironman. “Eu tinha medo de muitas coisas: até de fazer esporte, de viajar de avião. Quando vi o triatlon, pensei: ‘Se eu conseguir fazer uma prova dessas, vou superar tudo isso’”, relembra o médico.

Triatletas de MS se preparam para competir no Ironman 70.3 na Espanha
Felipe e sua família, comemoram classificação para o mundial de Ironman 70.3. (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe ainda compartilha o significado que as provas de triatlon têm para ele. “Para mim, fazer uma prova é uma celebração da vida. É o momento de colocar em prática todo o treinamento e os ciclos de preparação, além de canalizar toda a energia de meses de treino. As conversas com amigos, com o treinador, a convivência com a família e até as dificuldades durante o percurso também fazem parte desse processo. A prova é o momento em que toda essa energia positiva se concentra e se transforma em uma grande celebração”, conta Felipe.

Além de Henrique e Felipe, outros triatletas de Campo Grande estarão presentes na competição. Tiago Bunning Mendes e Hilário Borges competem na prova masculina, que acontece neste domingo (9), enquanto Alvanis Cardozo Xavier disputará a prova feminina no sábado (8).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.