Triatletas de MS se preparam para competir no Ironman 70.3 na Espanha
Os amigos Henrique Falcão e Felipe Mossin treinaram todos os dias, mais de 16 horas por semana, para a prova

Com cerca de 16 horas semanais de treinos, os amigos Henrique Manoel Falcão, de 34 anos, e Felipe Mossin, de 38 anos, irão disputar o Ironman 70.3 em Marbella, na Espanha, neste final de semana. Os triatletas de Mato Grosso do Sul percorrerão 21,2 km de corrida, 90 km de ciclismo e 1,9 km de natação, totalizando aproximadamente 113 km.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Triatletas de Mato Grosso do Sul, Henrique Falcão e Felipe Mossin, participarão do Ironman 70.3 em Marbella, Espanha, neste fim de semana. A competição inclui 21,2 km de corrida, 90 km de ciclismo e 1,9 km de natação, totalizando 113 km. Os atletas dedicam até 20 horas semanais aos treinos, equilibrando vida pessoal e profissional. Além deles, Tiago Bunning Mendes, Hilario Borges e Alvanis Cardozo Xavier também representarão Campo Grande na competição, que pode garantir vagas para o Ironman completo.
Henrique Falcão, bombeiro militar e professor de educação física, explica que um dos principais objetivos da dupla é a classificação para o Mundial do Ironman, já que a prova de Marbella é metade da distância total da competição.
- Leia Também
- Rádio Clube Campo recebe primeira edição da Copa Feminina Society
- Virada heroica no último minuto leva time de MS às semifinais da Taça Brasil
“Não há um dia na semana em que eu e meus colegas não treinemos. Chegamos a picos de 20 horas de treino e, para o Full Ironman, nossa preparação chega a 24 horas semanais de atividades físicas”, conta Henrique, ressaltando o intenso regime de treinos que inclui uma combinação de dias mais leves e mais fortes.
Ele ainda destaca que a maior dificuldade para os triatletas está em equilibrar a rotina de treinos com a vida pessoal, a família e o trabalho. “Acredito que o maior desafio seja essa divisão de tempo. Quando você consegue ajustar bem a rotina, tudo flui”, comenta Henrique.
Para participar do Ironman 70.3, é necessário que os atletas se classifiquem previamente em uma etapa regional da competição. A prova em Marbella, além de ser o campeonato mundial da categoria, também garante vagas para o Ironman completo, que consiste em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida.

Felipe Mossin, médico radiologista e também participante do Ironman 70.3, explica que o esporte foi fundamental para lidar com suas crises de ansiedade. Felipe iniciou a prática de corrida em 2018 como forma de tratamento para a doença. Anos depois, passou a acompanhar o pai em algumas provas de ciclismo e o que era para ser um momento em família se tornou mais uma paixão para o médico.
Embora os dois amigos tenham começado a praticar o triatlon em momentos diferentes, ambos tiveram motivações pessoais distintas para se dedicar ao esporte. Após o nascimento de seu filho, em 2020, Henrique buscou algo diferente dos exercícios de academia. Como já praticava natação, corrida e ciclismo separadamente, decidiu juntar as atividades e se inscrever no triatlon.
Felipe, por outro lado, se inspirou ao ver algumas provas de triatlon na televisão e resolveu enfrentar o desafio do Ironman. “Eu tinha medo de muitas coisas: até de fazer esporte, de viajar de avião. Quando vi o triatlon, pensei: ‘Se eu conseguir fazer uma prova dessas, vou superar tudo isso’”, relembra o médico.

Felipe ainda compartilha o significado que as provas de triatlon têm para ele. “Para mim, fazer uma prova é uma celebração da vida. É o momento de colocar em prática todo o treinamento e os ciclos de preparação, além de canalizar toda a energia de meses de treino. As conversas com amigos, com o treinador, a convivência com a família e até as dificuldades durante o percurso também fazem parte desse processo. A prova é o momento em que toda essa energia positiva se concentra e se transforma em uma grande celebração”, conta Felipe.
Além de Henrique e Felipe, outros triatletas de Campo Grande estarão presentes na competição. Tiago Bunning Mendes e Hilário Borges competem na prova masculina, que acontece neste domingo (9), enquanto Alvanis Cardozo Xavier disputará a prova feminina no sábado (8).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

