A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/10/2013 08:36

Volta das Nações reúne histórias de superação a idade e a obesidade

Helton Verão
Alex já pesou 146 kg, hoje com 81 kg, festeja o fim do preconceito e irá correr a prova dos 10 quilômetros (Foto: Cleber Gellio) Alex já pesou 146 kg, hoje com 81 kg, festeja o fim do preconceito e irá correr a prova dos 10 quilômetros (Foto: Cleber Gellio)
Nilza mostra feliz da vida as duas medalhas das primeiras edições que participou. Ela começou a carreira aos 58 anos (Foto: Cleber Gellio)Nilza mostra feliz da vida as duas medalhas das primeiras edições que participou. Ela começou a carreira aos 58 anos (Foto: Cleber Gellio)

 

 

Na 5ª edição da Volta das Nações - Meia-Maratona Internacional do Pantanal, que terá a participação de 24,5 mil inscritos, reúne histórias de superação do preconceito e dos limites do corpo. O evento, o maior do Estado, terá a participação de corredores profissionais e amadores, de várias as idades, pesos e histórias.

Aos 60 anos, Nilza Lucena do Nacimento é prova de superação. Ela começou a correr há cerca de dois anos por influência da irmã, que mora em São Paulo, que veio correr a “Corrida do Fogo”, em Dourados. “Minha irmã vive de correr maratonas, quando estava aqui, estávamos indo a academia e ela fez o convite para irmos correndo. Fui, cansei, morri, mas a partir dali comecei a correr mais e mais”, conta Nilza que já vai para a sua 3ª Volta das Nações.

Hoje, com mais de 30 corridas no currículo, ela já acumula quase o mesmo número de medalhas e oito troféus. “Comecei com a corrida de 10 quilômetros no ano retrasado, corri os 21 ano passado, mas completei com câimbras, este ano pretendo completar sem dores. Volta e meia ganho dinheiro com as corridas que participo, até bicicleta já ganhei”, conta a senhora.

Ela corre 10 quilômetros por dia, além de praticar natação. Nilza recomenda a todos da terceira idade a praticarem os exercícios físicos. “Recomendo a todos, não tenho dor em nada, sem preguiça, sempre disposta, faz um bem danado à saúde”, recomenda a corredora.

Casada, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, ela lembra que a família a admira e dá o maior apoio. “Vou correr até quando minhas pernas aguentarem”, avisa Nilza.

Vencendo a balança – Outra história sensacional é do ex-obeso, o bacharel em direito, Alex Ferreira Machado, 30 anos. Acima do peso deste os 15 anos de idade, há pouco mais de um ano passou por uma cirurgia de redução de estomago e “nasceu novamente”, como o próprio gosta de destacar. “As dietas não vingavam, eu acabava me enganando falando para os outros que comi pouco e comprando roupas maiores para parecer magro. Estava pesando 146 kg, hoje estou com 81kg", conta Alex.

Após a cirurgia, ele segue com uma dieta rigida, já participou da prova no ano passado na caminhada. "Este ano vou correr os 10 quilômetros. Minha meta é correr os 21 km em 2014”, planeja Ferreira.

Muito além de poder correr uma maratona, Alex festeja o fim do preconceito da sua obesidade. Ele lembra de situações constrangedoras, de pessoas evitarem de se aproximar da dele pelo seu biótipo, e mais além, quando perdeu vaga de estágio e emprego por conta do seu peso. “Perdi um estágio uma vez com a desculpa de que eu era gordo. Nas festas, sempre era a última opção, isso quando era opção”, lamenta Ferreira, que crê não estar melhor na vida profissional por culpa deste preconceito.

Desanimado, Alex conta que não tinha mais vontade de nada na vida, não cuidava dos dentes, male mal podia se vestir como queria, afinal poucas roupas o serviam. “Todos tem a imagem de uma pessoa gorda como de desleixo. Fora que para comprar roupa, haviam somente o único modelo que me servia e era muito caro. Mandei reduzir 90% das roupas do meu guarda roupas. Vestia 68, agora visto 40, a primeira camisa que comprei na loja como ex-gordo, eu chorei, as pessoas não entendiam porque”, revela Alex.

Alex na véspera de sua primeira cirurgia. Ele conta que chegou a desistir duas vezes da cirurgia (Foto: Arquivo Pessoal)Alex na véspera de sua primeira cirurgia. Ele conta que chegou a desistir duas vezes da cirurgia (Foto: Arquivo Pessoal)
Feliz, se sentindo outra pessoa, Alex promete chegar ao seu peso ideal, os 78 kg (Foto: Cleber Gellio)Feliz, se sentindo outra pessoa, Alex promete chegar ao seu peso ideal, os 78 kg (Foto: Cleber Gellio)

Hoje, ele divide seu dia com o cursinho para concursos e o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a academia, onde corre 4km na esteira e outros quatro caminhando. E acredite se quiser, o roqueiro também quebra tudo nas aulas de axé. “Não me atrevo a dizer que perdi minha adolescência, mas estou vivendo uma nova vida, posso até tentar escolher a mulher na balada (risos)”, festeja Alex.

Ele ainda será submetido a uma nova cirurgia para retirar cerca de 4kg de pele. Mas mesmo assim irá correr a Volta das Nações neste domingo (13).

A prova - Os 24.500 participantes da 5ª edição da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações vão contar com grande estrutura para oferecer segurança e conforto. A exemplo das edições passadas, os números impressionam, começando pelos 24.500 inscritos, entre atletas profissionais e amadores, passando pela quantidade de copos de água que serão distribuídos, 127.536 no total, os 1.500 quilos de frutas destinadas às pessoas que concluírem os três percursos, bem como os 4.500 litros de isotônico.

Para garantir a segurança dos participantes o evento terá ainda 1.500 metros de grades de contenção, 1.200 cones de sinalização, 9 ambulâncias para prestar socorro aos atletas, 75 metros de arquibancada e 1.600 pessoas envolvidas na organização, incluindo voluntários coordenados pelo IEL, Sesi, TV Morena, Fams (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), soldados do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento Militar de Trânsito), bem como agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de Campo Grande.

Premiação - Na edição deste ano, além do sorteio de um automóvel 0 km (avaliado em R$ 30 mil) entre todos os participantes das três provas que concluírem os respectivos percursos e aguardarem a premiação, a Volta das Nações vai distribuir R$ 98.386,00 em dinheiro para os 5 primeiros colocados da meia-maratona nas categorias geral masculino e feminino e indústria masculino e feminino, bem como para os três primeiros colocados da meia-maratona nas categorias cadeirante e deficiente visual masculino e feminino e para os três primeiros colocados da categoria indústria masculino e feminino da corrida de 10 km.

A 1ª largada será às 6h55 para os atletas das categorias cadeirante e deficiente visual masculino e feminino, enquanto a 2ª largada será às 7h05 para os atletas das categorias elite e indústria feminino e, às 7h30, terá a 3ª e última largada para os atletas das categorias elite e indústria masculino, geral masculino e feminino, além dos participantes da corrida de 10 km (masculino e feminino) e da caminhada de 7 km (masculino e feminino).

A exemplo do ano passado, os chips de cronometragem somente serão entregues aos inscritos nas provas de 21 km e 10 km, sendo o seu uso obrigatório para esses atletas, que terão de devolvê-los ao fim das provas.

Mais informações sobre a 5ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações podem ser obtidas pelo site www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br



Alex, meu brother, vc é o cara! :D
 
Guaraci Mendes em 09/10/2013 20:17:54
Aleeeeeeeeeeeex meu maioor orgulho *-*
 
Stéfani Correa em 08/10/2013 19:29:02
Alex meu amigo, você é um exemplo de superação.
Parabéns!!!!
 
Flavio Mendes em 08/10/2013 15:35:53
Superação total do meu grande amigo Alex... parabéns irmão, esse resultado é mais do que merecido...
 
Ney Junior em 08/10/2013 09:25:30
Estarei correndo também nessa Quinta edição da Meia Maratona - Volta das Nações e será um grande prazer correr junto com a senhora Nilza Lucena do Nacimento uma senhora que representa muito bem essa faixa de idade.
QUE DEUS NOS ACOMPANHE.
NEI SALVIANO
 
nei salviano em 08/10/2013 09:02:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions