Yeltsin estreia no Mundial de Paratletismo na Índia nesta sexta-feira
Paratleta disputa a final dos 5 mil metros, na classe de deficiência visual; transmissão acontece às 23h

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques Ortega estreia na noite desta sexta-feira (26) no Mundial de Paratletismo, na Índia. O paratleta disputa a final dos 5 mil metros da classe T11 (deficiência visual). Além de Yeltsin, o Brasil será representado pelo paulista Júlio Agripino. A transmissão da competição começa às 23h, no canal SporTV 3.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Além do campeão paralímpico, a delegação brasileira conta com outros dois sul-mato-grossenses que atuarão como atletas-guia. A competição acontece entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro. A delegação brasileira é composta por 50 atletas e 10 guias. Esta será a 12ª participação do Brasil em um Mundial da modalidade.
Os outros atletas de Mato Grosso do Sul convocados são Maurinaldo dos Santos e Edelson de Ávila Almeida, que atuarão como guias. Também foi convocado o guia carioca Guilherme Ademilson dos Anjos, que acompanha Yeltsin.
Yeltsin chegou a Nova Delhi há quatro dias. Nas redes sociais, ele contou que celebrou o aniversário durante a viagem. "Após 14 horas de voo de São Paulo até Doha, sigo viagem rumo ao Mundial Paralímpico em Nova Delhi. Até meu aniversário foi celebrado nos ares, em meio a essa missão que vai muito além de competir: é a oportunidade de defender o lugar mais alto do pódio e lutar para trazer mais uma medalha para o Brasil", afirmou ele.
De acordo com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), o Brasil já conquistou 307 medalhas na história dos Mundiais de Atletismo, sendo 108 de ouro, 93 de prata e 108 de bronze.
A competição na Índia será o primeiro Mundial da modalidade após os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na capital francesa, o Brasil subiu ao pódio 36 vezes. Um desses pódios foi conquistado por Yeltsin, ao lado de Guilherme Ademilson.
O atleta se consagrou bicampeão nos 1.500 metros da classe T11 (atletas cegos), quebrando o recorde mundial que já era dele. Ele também trouxe para Mato Grosso do Sul a medalha de bronze nos 5 mil metros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.