ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

"Basta entrar na política para ter processo", diz senadora

Ângela Kempfer e Marta Ferreira | 05/10/2019 07:00
Soraya Thronicke, senadora do PSD. (Foto: Divulgação/Senado)
Soraya Thronicke, senadora do PSD. (Foto: Divulgação/Senado)

Inocente - Defensora empenhada do governo, a senadora Soraya Thronicke (PSL) reclamou da decisão da Polícia Federal de indiciar o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG). Ele é acusado de recorrer a candidaturas laranjas em Minas Gerais, mas, segundo a colega sul-mato-grossense, "todos são inocentes”, até que se prove o contrário.

Ponto final - Soraya Thronicke comentou que anda preocupada com os excessos, porque hoje "basta você entrar na política para ter processo e inquérito, e nós temos que respeitar que todos são inocentes até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória e ponto final ", argumentou Soraya.

Por trezentão - Já caiu no Whatsapp vídeo encomendado por polícia civil da Derf, preso durante a Operação Omertà, para "brincar" com delegado "amigo" da família Name. No "trote", travesti brinca com os dotes sexuais de membro do alto escalão da DGPC (Delegacia Geral de Polícia Civil) e fala nome e cargo do dito cujo.

Elas mandam - No domingo, as eleições para Conselhos Tutelares em Campo Grande terão militar do Exército, professores, servidores estaduais e municipais, psicólogas e assistentes sociais... Mas, apesar da diversidade de funções, elas são maioria. De 77 candidatos, 61 são mulheres.

Deus acima de tudo – A religião também é bastante presente na vida dos candidatos. Militar da marinha e carioca, o presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Celso José Santos, disse não ver problema no grande número de evangélicos que estão concorrendo. “Deus acima de tudo”, definiu ele. “Quando a gente colocar Deus em primeiro lugar, as coisas funcionam com mais parcimônia”, justificou.

Minguado - O número de candidatos ao salário de mais de R$ 5 mil é grande, já o de eleitores...Nas últimas eleições para conselheiro tutela, menos de 1% da população de Campo Grande votou, apesar de todo eleitor poder participar. Foram 7 mil pessoas em 2015. Para este ano, o desafio é dobrar a adesão e chegar aos 14 mil.

Algoritmo contra crimes - Em 8 meses, a Controladoria-Geral da União suspendeu R$ 812 milhões em licitações por suspeita de fraudes. A diferença a partir de agora, segundo a CGU é que, como as fraudes repetem as mesmas características, foi criado algoritmo que identifica esses casos e facilita a fiscalização.

Guia de compras públicas - A prefeitura de Campo Grande lançou manual de Compras Públicas Governamentais, com 150 páginas sobre procedimentos licitatórios, critérios e compras públicas. É uma tentativa de desburocratizar os processo e facilitar o trabalho dos servidores na seleção das propostas ."O guia é simples, com o objetivo de aprimorar o trabalho profissional dos servidores municipais da Prefeitura de Campo Grande”, comentou o prefeito Marquinhos Trad.

Por quê lá? - Integrantes da força-tarefa criada para investigar grupo de extermínio em Campo Grande questionam, entre eles, o motivo de levar para o mesmo local 9 dos envolvidos. Todos estão no Centro de Triagemn, na famosa cela 17. 

Lógica - Para esses responsáveis pela Operaçao Omertá, as pessoas presas deveriam estar em unidade penal federal. Um dos raciocínios para isso é o fato de o primeiros dos presos suspeitos do esquema criminoso, o ex-guarda Marcelo Rios, estar na penitenciária federal de segurança máxima, em Campo Grande.

 

Nos siga no Google Notícias