ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

"Maio Vermelho" das contas estouradas

Mayara Bueno e Humberto Marques | 01/06/2019 07:00

Várias campanhas – Do tanto que se fala da situação financeira ruim, o vereador Eduardo Romero (Rede), presidente da comissão de finanças da Câmara Municipal, brincou ao sugerir que maio, além do mês amarelo e roxo, cujas campanhas são voltadas para o trânsito e doenças inflamatórias, seja também o “mês vermelho” por causa das contas estourando.

‘Feelling’ – Exatamente com essa palavra, o secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, disse sentir que Campo Grande teria direito a um maior repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é enviado pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

Pujante – As justificativas parecem óbvias mesmo. A cidade tem um terço da população do Estado, os moradores em termos de capacidade consumo estão na média ou acima das demais cidades e é, na visão do secretário, um município pujante. “A mim causou estranheza”, disse sobre a diminuição do repasse, que um dia chegou a ser 25%.

Bronca – O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, não poupou 11 adolescentes internos da Unei (Unidade Educacional de Internação), que recebiam certificado de formação profissional, nesta semana. Disse que se eles foram homens para cometer atos infracionais, que sejam também agora para assumir uma nova realidade e não fiquem se vitimizando por eventuais circunstâncias de sua vida.

Está bem - Segundo pesquisa do IBGE, o Centro-Oeste registrou rendimento domiciliar per capita de R$ 1.568, acima dos R$ 1.373 da média nacional. O dado é calculado com base nos valores de rendimento domiciliar por pesoa. O levantamento mensurou a situação também no Norte e Nordeste.

Longo prazo – A posse de Bruno Araújo como presidente nacional do PSDB foi vista como o “start” tucano para disputas eleitorais – e não apenas por prefeituras em 2020. Presidente regional do partido, Sérgio de Paula, afirma que Araújo também terá o papel de organizar o ninho tucano para 2022, quando governos estaduais e a presidência estarão no cardápio.

Escalação – “Não podemos esquecer do Geraldo Alckmin, que fez dois anos de excelente administração”, afirmou de Paula, referindo-se ao ex-governador paulista que, no ano passado, concorreu ao Palácio do Planalto. Internamente, porém, os tucanos prometem ebulição, já que o governador tucano, João Dória, também está no páreo.

Delegação – Sérgio de Paula e o governador Reinaldo Azambuja não foram os únicos tucanos de MS em Brasília, ontem. As deputadas federais Bia Cavassa e Rose Modesto, os deputados estaduais Paulo Corrêa, Onevan de Matos e Felipe Orro, prefeitos e dirigentes foram à convenção. Além do deputado federal Beto Pereira, novo secretário-geral da Executiva nacional do PSDB.

Sem fumo - Com base no número de mortes, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) garante que as leis que proibiram fumar em locais fechados “pouparam a vida de 15,1 mil crianças de até um ano entre 2000 e 2016”. Ontem, no Dia Mundial Sem Tabaco, a entidade divulgou a pesquisa Legislação de Ambientes Livres de Fumaça de Tabaco e Mortalidade Infantil.

Crianças vivas - O levantamento mostra que o fim do cigarro em locais públicos fechados garantiu a queda média de 5,2% na mortalidade infantil nos municípios brasileiros. "As cidades com maiores taxas de pobreza e menores níveis de escolaridade foram as mais beneficiadas com redução da mortalidade infantil, mostrando como essa política ajudou a reduzir a desigualdade social", informou o médico André Szklo, do Inca.

Nos siga no Google Notícias