ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Ação sobre propaganda de André em ônibus já dura 8 anos

Marta Ferreira e Nyelder Rodrigues | 10/09/2020 06:00
Ônibus escolares foram adesivados com propaganda do governo de MS e não do programa federal do qual faziam parte. (Foto: Arquivo)
Ônibus escolares foram adesivados com propaganda do governo de MS e não do programa federal do qual faziam parte. (Foto: Arquivo)

Lento – Quase oito anos depois da entrega de 300 ônibus para o governo de Mato Grosso do Sul pela União, agora que começa a entrar na fase final o processo movido contra o ex-governador André Puccinelli (MDB), a ex-secretária de educação e Maria Nilene Badeca, e a empresária Guiomar Archondo. Os três são acusados de improbidade administrativa, em razão da adesivagem dos ônibus escolares com propaganda para o governo estadual, principalmente para Puccinelli.

Devolução – Na ação, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) cobra o ressarcimento de de R$ 109 mil, gastos para nova adesivagem dos veículos, para identificar corretamente que faziam parte do programa federal “Caminho da Escola”. O valor, hoje, já está perto dos R$ 200 mil, se aplicada correção monetária.

Andamento – No processo, que foi aberto em 2015, mas só teve a denúncia acatada em 2017, é possível ver que a promotoria apresentou suas alegações finais, repetindo as razões para a condenação dos envolvidos. Os réus ainda não apresentaram essa documentação, que antecede ao julgamento final.

Justificativa – Nas defesas previamente apresentadas, a alegação é de que o governo federal doou os ônibus para Mato Grosso do Sul como compensação pelos valores investidos na ponte sobre o Rio Paraguai. O  MPMS diz que isso não foi comprovado em nenhum momento.

Ele sim - O MDB veio a público ontem assegurar que seu candidato a prefeito de Campo Grande é o deputado estadual Márcio Fernandes. Foi uma resposta o partido à ventilação de que André Puccinelli, ex-prefeito por duas vezes, poderia encabeçar a chapa.

Reflexivo - O ex-ministro Carlos Marun, que passou recentemente pelo incômodo da covid-19, aproveitou o momento de reclusão para lembrar da polêmica indicação ao conselho da Itaipu Binacional. Falou, também, sobre um possível retorno às urnas.

Vibração - Além de mostrar que não esqueceu dos que, segundo ele, comemoraram a suspensão de sua nomeação pela Justiça - derrubada posteriormente e concretizada por Bolsonaro -, ele ainda diz que sua presença na Itaipu permite trabalhar pela Rota Bioceânica. O projeto é considerado essencial para encurtar o caminho das exportações sul-mato-grossenses.

Filosofia- "Eu, na verdade, só estou pensando em voltar a disputar eleições quando fatos voltarem a ser importantes", escreveu. "Hoje parece que o que vale são as versões e versão qualquer um que possui um celular pode ter e divulgar a sua...", encerrou o ex-ministro.

Setembro Amarelo – Lei sancionada nesta quarta-feira (9) determina a afixação em locais de grande circulação de cartaz com o telefone do GAV (Grupo de Amor Vida), de prevenção ao suicídio. A norma chega no mês dedicado ao tema.

Medidas – Conforme a legislação, o cartaz deve ser pelo menos do tamanho de uma folha de papel A4, o conhecido sulfite. Deve conter, ainda, o dizer “GAV. Como vai você? Também devem ser impressos os números de telefone: (67) 3383-4112, (67) 99266-6560 (Claro), (67) 99644-4141 (Vivo)”.



Nos siga no Google Notícias